segunda-feira, 30 de agosto de 2010



30 de agosto de 2010 | N° 16443
PAULO SANT’ANA


São Paulo

Depois de me submeter a uma cirurgia plástica excelentemente sucedida, pelas mãos mágicas do médico Renato Viera, estou voltando hoje a escrever nesta coluna.

Antes da cirurgia, fui a São Paulo visitar meus netos e seus pais. E, lá estando durante quatro dias, pude observar mais profundamente o milagre brasileiro que representa São Paulo.

Em primeiro lugar, existe lá o engarrafamento no trânsito que existe aqui.

Porém, o engarrafamento de lá é atenuado por uma medida espetacular tomada pelas autoridades: é permitido aos táxis, com passageiros, trafegar nos corredores de ônibus. Que maravilha!

Essa medida tinha sido cogitada em Porto Alegre, parece que está em estudos. Pois eu quero encorajar a EPTC daqui a adotar imediatamente a medida entre nós.

É quase redentora a medida. Não só alivia o trânsito nas faixas normais como também desafoga os passageiros dos táxis, que assim vão em frente sem os empecilhos do engarrafamento.

Sensacional a medida.

Mas ainda falta algo a dizer sobre a medida: em determinados horários, de fluxo mais moderado, é permitido a todos os veículos, absolutamente todos, trafegarem nos corredores de ônibus.

Ou seja, com criatividade, São Paulo vai lutando contra o engarrafamento, pelo que é imperioso que aqui obedeçamos a esta lição.

Mas tenho mais e muito para contar de São Paulo, cidade que só fui conhecer agora, pelo que me entrego a este embasbacamento caipira.

Vocês, meus leitores, não acreditam no que vi em São Paulo! Já falei aqui da dificuldade cada vez mais crescente de se estacionar em Porto Alegre.

Pois São Paulo demonstra aí também grande criatividade. Acontece que não é só nos restaurantes que os clientes entregam seus carros na portaria para manobristas.

Lá em São Paulo, todas as lojas térreas das grandes avenidas e das ruas menores usam manobristas. Quem vai às lojas fica descansado: pode sair de casa tranquilo, que não terá problema para estacionar. Na porta dos estabelecimentos, seu carro será entregue a um manobrista que o levará não sei para onde, eles sabem...

Mas não é esta uma grande ideia para revitalizar o comércio fora dos shoppings? E não é uma grande ideia para as lojas que não estão nos shoppings atualmente?

Luminosa ideia!

Vi um shopping novo, o Cidade Jardim, que penso não exista nada igual no mundo: todo o shopping é coberto por uma floresta de galhos e folhagens, um shopping ecológico.

E incrível: você marca hora num cinema desse shopping e assiste ao filme acomodado em poltrona de primeira classe de avião!

Devemos nos orgulhar de São Paulo, vi lá coisas do arco-da- velha. Em muitos itens, São Paulo bate de goleada a Nova York que eu conheci bastante.

Que cidade!

Nenhum comentário: