Discurso com o coração
Duas palavras resumem a solenidade de posse do novo presidente da Assembleia, Adolfo Brito (PP), ontem: emoção e simplicidade. Decano do Legislativo, no oitavo mandato de deputado estadual, Brito chegou à presidência graças ao acordo que prevê o rodízio entre as quatro maiores bancadas da Casa.
Seguindo a tradição, a chapa eleita em 2023 renunciou para que uma nova pudesse ser eleita. Por unanimidade, com 49 votos a favor e nenhum contrário, a chapa encabeçada por Brito foi eleita e empossada minutos depois, na presença do governador Eduardo Leite e do vice, Gabriel Souza, autoridades e políticos da região de Sobradinho, terra do deputado.
Brito começou o discurso saudando as comitivas que vieram do Vale do Rio Pardo e logo embargou a voz ao falar da família. Foi às lágrimas ao mencionar a infância pobre e, para desespero dos assessores atônitos, deixou de lado o discurso escrito que carregava no bolso e entrou no tema que é prioridade de sua gestão: a irrigação e a reserva de água para enfrentar as estiagens.
À plateia, explicou que tinha um discurso pronto, mas não iria ler porque preferia falar com o coração:
- A irrigação e a reservação de água têm de ser um projeto de Estado e não de governo. Um projeto viável para pequenos, médios e grandes produtores. Precisamos usar os meios de comunicação para convencer os agricultores de que vale a pena.
Não é surpresa que a maioria dos trechos incluídos no programa de desestatização esteja no Rio Grande do Sul: a infraestrutura do Estado é uma das mais deficitárias do país, resultado de tantos anos sem obras de vulto. A BR-448 foi a primeira rodovia nova construída depois de décadas de omissão.
Nova direção do TJ assume hoje
O presidente eleito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Alberto Delgado Neto, toma posse hoje, às 14h, no Plenário Ministro Pedro Soares Muñoz, no 13º andar do edifício-sede do TJ. Atual 1º vice-presidente, Delgado Neto substitui a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira no cargo, que ele ocupará no biênio 2024/2025.
Também serão empossados os desembargadores Ícaro Carvalho de Bem Osório, 1º vice-presidente, Sérgio Miguel Achutti Blattes, 2º vice, Lusmary Fátima Turelly da Silva, 3ª vice, e Fabianne Bretton Baisch, eleita corregedora-geral de Justiça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário