04 DE NOVEMBRO DE 2023
60 MAIS _ TEMA DE HOJE: FASE DIGITAL
Moda, paqueras, viagens: como é a vida de influencers da terceira idade
Perfis atraem seguidores nas redes sociais promovendo o envelhecimento ativo, além de divulgar produtos e atividades
Quase toda semana chega uma mensagem privada no perfil do Instagram de Miréia Borges, 66 anos, com convites para jantar, tomar café, conhecê-la melhor. Ou então comentários sobre sua beleza, elogios a sua desenvoltura diante da câmera do celular. A influencer da terceira idade lê as tentativas de paquera na companhia do marido, com quem é casada há 45 anos.
- Olha esse aqui! - diverte-se ela, aos risos, mostrando os pretendentes.
Miréia posta sobre a rotina de muitos compromissos, a família, o look do dia, os lugares que visita. O escritório de seu amplo apartamento no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, tem uma caixa repleta de utensílios domésticos para divulgar: potes plásticos, esfregões, esponjas, vassouras, rodos. A pedagoga ainda ganha livros, cosméticos e pares de tênis, calçado que as marcas sabem que ela usa muito. Todos os "recebidos" são mostrados aos quase 18 mil seguidores.
- Eu influencio. Levo muito a sério o meu papel. Encaro isso como o meu trabalho - afirma Miréia, que é auxiliada nas demandas online por uma jornalista.
Miréia acaba sendo vista como conselheira. Os pedidos de ajuda mais frequentes se referem a problemas no casamento - em geral, as esposas reclamam do esfriamento da relação e de maridos pouco românticos - e com os filhos.
- Por isso que falo que ser influenciadora é uma coisa muito séria - repete Miréia, também apresentadora do podcast Idade Não É Documento. - Digo que não sou psicóloga, mas converso. Acho importante as pessoas se sentirem acolhidas. Podendo, eu acolho - completa.
Interação
A influenciadora responde a todas as mensagens que recebe, nem que seja apenas com um coração ou um "joinha". Muito identificada com a faixa etária a partir de 60 anos, tornou-se também referência de estilo para esse público. Ela já recebeu a foto de uma seguidora vestindo calça justa e lhe perguntando o que achava. A mulher buscava a aprovação para o visual que o marido nunca autorizara.
- Quero mostrar que as mulheres de mais de 60 não precisam ficar em casa achando que o mundo acabou. Passo o dia correndo de um lado para o outro. Tem horrores de coisa que você pode fazer. Procuro passar para as pessoas, e para as mulheres principalmente, que a gente pode, não deve ter medo - justifica Miréia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário