quinta-feira, 2 de novembro de 2023



02 DE NOVEMBRO DE 2023
INFORME ESPECIAL

Voluntariado além das fronteiras

Durante 18 dias, a arquiteta Aline Fuhrmeister (foto), de Porto Alegre, embarcou em uma viagem de aprendizado e doação. Ela foi à Índia conhecer e participar de uma ação de voluntariado com um grupo de mulheres brasileiras. Voltou diferente.

Líder do projeto social DU99, Aline tem levado a arquitetura a lugares onde ela não chega. "Du" significa "tu" em alemão e simboliza a ideia de "fazer pelo outro". O "99" vem de uma estimativa segundo a qual apenas 1% da população mundial tem acesso a um(a) arquiteto(a).

Com o apoio de voluntários e de empresas parceiras, a DU99 já transformou um beco, uma delegacia, uma escola pública, a sede de uma orquestra, um asilo e outros 11 espaços na Capital. São ações rápidas, de um dia, sem cobrar nada por isso.

Em busca de conhecimento, Aline decidiu ir mais longe. Procurou a Exchange do Bem - liderada pelo também gaúcho Eduardo Mariano e especializada em conectar voluntários a projetos ao redor do mundo - e partiu para Jaipur, ao norte do território indiano.

Lá, ao lado de 12 companheiras de diferentes regiões do Brasil, ajudou a revitalizar o Aashray Care Home. É um orfanato que acolhe meninas com HIV e integra a ONG Postive Women Network of Rajhastan.

- Levei a expertise da DU99 para pintar os quartos das meninas e refazer a fachada do prédio. Além disso, queria muito entender como se capta voluntários de todos os lugares do mundo, que é o que acontece lá - conta Aline, já de volta.

Ela não só aprendeu, como vivenciou algo único. Não ficou em hotel nem comeu comida luxuosa. Ficou na sede de uma ONG e fez refeições no local. Doou seu trabalho e, em troca, ganhou gratidão e experiência.

- Vi gente de diferentes lugares, inclusive alemães que, antes de iniciar a faculdade, têm a tradição de ir para locais longínquos e ficar meses, fazendo trabalho voluntário. Como atraí-los? Como a DU99 pode entrar nesse circuito? É isso que quero pensar a partir de agora - diz ela.

Se der certo, Porto Alegre só terá a ganhar.

Médicos do sorriso em Porto Alegre

A turma do projeto Médicos do Sorriso (foto) - nascido em Caxias do Sul, em 2004 - vai realizar uma oficina gratuita de palhaçaria em Porto Alegre. Será nos próximos dias 11 e 12, e qualquer pessoa pode participar. Basta querer conhecer as técnicas e a cultura clown e ter vontade de atrair boas gargalhadas.

A iniciativa vai incluir visitas a pacientes do Hospital Presidente Vargas nos setores de pediatria, emergência e área da mulher durante seis meses, de novembro de 2023 e abril de 2024. Montenegro, Caxias, Horizontina e Santa Rosa também estão na rota do riso.

As inscrições podem ser feitas pelo link abre.ai/medicos do sorriso em porto alegre ou pelo perfil do projeto no Instagram (@medicosdosorriso). São 20 vagas disponíveis para maiores de 16 anos. Corre lá.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: