quinta-feira, 13 de abril de 2023



13 DE ABRIL DE 2023
EDUCAÇÃO NO RS

96% sem desempenho adequado em matemática

De acordo com o resultado das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers), divulgado ontem, 96% dos estudantes do 3ª ano do Ensino Médio não tiveram desempenho adequado em matemática em 2022. O dado é um alerta não apenas para o Estado, mas também para os prefeitos, que irão sentir o impacto na distribuição do ICMS a partir de 2024.

Ao todo, 336 mil estudantes das redes municipal e estadual participaram do exame, em outubro. Conforme a Secretaria de Educação (Seduc), o objetivo é avaliar conhecimentos em matemática e língua portuguesa dos alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como dos jovens do 3ª ano do Médio.

Entre os anos avaliados, a etapa final do Ensino Médio foi a que apresentou os piores resultados. Em língua portuguesa, 73% dos estudantes tiveram desempenho abaixo do esperado.

Mas o principal problema em todos os anos foi matemática. No 5º ano do Ensino Fundamental, por exemplo, só 37% tiveram desempenho adequado ou avançado na disciplina. Já os melhores resultados vieram do 2º ano, tendo 54% dos alunos avaliados nos níveis adequado e avançado em língua portuguesa e 46% entre abaixo do básico e básico. Em matemática, no mesmo ano, 58% ficaram entre os níveis adequado e avançado e 42% entre o abaixo do básico e o básico.

- (O resultado) está dentro do que eu imaginava. Tivemos perda de cerca de 10 anos de aprendizado por causa da pandemia, e matemática representa um desafio ainda maior porque é uma disciplina que o aluno precisa da escola para aprender - afirmou a secretária de Educação, Raquel Teixeira.

ICMS

Além de avaliar a qualidade do ensino e projetar políticas públicas, os dados serão usados para definir como o governo vai repartir parte do dinheiro do ICMS entre os municípios. O resultado detalhado do Saers será divulgado em junho, com o valor a ser distribuído por prefeitura.

LUIZA SCHIRMER

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