quarta-feira, 5 de abril de 2023


05 DE ABRIL DE 2023
CAPA

Casas de humor se expandem pela Grande POA

O fenômeno da stand-up comedy vem ganhando cada vez mais força no Brasil, criando celebridades e lotando casas de espetáculos. Porém, nem todos os shows são grandiosos, e é por isso que existem os clubes de comédia. Na Região Metropolitana, nos últimos seis anos, surgiram quatro espaços especializados - dois deles foram inaugurados nos últimos sete meses.

Este fortalecimento da cena possibilita trazer artistas de renome, dividindo os custos e fazendo com que possam passar por estes quatro espaços, em uma espécie de miniturnê gaúcha, gerando ganhos maiores para todos os lados e alcançando um público mais vasto. Conheça um pouco mais sobre cada um deles.

Rua Doutor Barcelos, 897

É o primeiro clube de comédia do Rio Grande do Sul. Inaugurado oficialmente como um comedy club em 24 de março de 2017 - depois de um período mesclando música ao vivo com shows de stand-up -, o espaço abriu as portas para a cena no Estado.

Comandado pelo casal Felipe Vacilotto e Adriana Moreira, além de Émerson Malheiros, o espaço surgiu a partir da paixão de Vacilotto pela comédia. Ao visitar o lendário Comedians, em São Paulo, ele enxergou um mercado ainda não explorado no Estado.

- Os bares de Canoas e de Porto Alegre trabalhavam com música ao vivo, mas ninguém colocava comédia. Então, eu sentia que se eu trabalhasse com comédia, eu estaria me diferenciando - conta Vacilotto.

O Buteco, com capacidade para 134 pessoas, abre de acordo com a agenda de shows - em abril, haverá apenas um dia com as portas fechadas, pois os demais têm apresentações.

Rua 24 de Outubro, 1.454

Inaugurado em 29 de maio de 2019, o segundo comedy club do Rio Grande do Sul - primeiro e único da Capital - conta com um time estrelado de sócios: Nando Viana, Thiago Ventura, Afonso Padilha, Alexandre Fetter e Luciano Barth.

Após um grande investimento, o espaço enfrentou, poucos meses depois de abrir as portas, um momento de dificuldade com a pandemia de covid-19 e, agora, busca reencontrar o tempo áureo que vivenciou pouco depois de sua estreia.

Com 230 lugares, fica aberto de terça-feira a sábado. A casa abriga 20 shows por mês, e o público que frequenta, segundo Barth, vai dos 18 aos 60 anos, de todas as classes sociais.

- Somos um espaço totalmente plural - explica Barth. - Mas ainda estamos atrás do público fiel, o cativo, como o Buteco Comedy tem. No nosso espaço, metade da plateia vem ao show pela primeira vez.

Rua Independência, 149

Comandado pelos sócios Carla Katie Dal-Ri, Rodrigo Bogiel e Maikinho Pereira, o espaço foi lançado em 4 de setembro de 2022. A casa é frequentada por público variado, de todas as idades, e também busca abrir portas para artistas distintos, inclusive para aqueles que apresentam números mais teatrais.

- Geralmente, os comedies são mais pretos, e o nosso é mais colorido. Nossa proposta é trazer mais cultura para a região, não somente o stand-up. O stand-up é o nosso prato principal - diz Carla.

Dentro da proposta de se diferenciar, o local ainda apresenta, uma vez por mês, uma noite de karaokê.

Com cerca de 130 lugares, o São Léo Comedy abre de quinta a domingo, mas pode funcionar também em outros dias, dependendo da agenda dos artistas que estiverem no Estado.

Av. General Flores da Cunha, 516

O Nosso Comedy Club, que abriu oficialmente em 16 de março deste ano, tem como sócios Tiago Chi e Lucas Cardoso. Como o nome diz, o objetivo é ser um local em que todos se sintam em casa, abrindo as portas para comediantes de renome nacional e iniciantes.

- Os nossos comediantes têm uma proximidade que nos outros Estados não tem. Isso motiva eles a crescerem e a aprenderem mais. E eles estão ganhando espaço - destaca Cardoso.

Com 150 lugares, o local fica aberto de terça-feira a sábado, das 19h à meia-noite, mas também pode abrir em outros dias, dependendo da agenda do artista. Neste mês, haverá uma noite de teste com karaokê, com a comediante Ursa Malgarizi.

- Queremos ter uma ou duas noites no mês com uma pegada diferente, até para quem não gosta de comédia vir frequentar - enfatiza Cardoso.

CARLOS REDEL

Nenhum comentário: