sexta-feira, 2 de outubro de 2020


02 DE OUTUBRO DE 2020
+ ECONOMIA

Com empresa 100% em home office, sede vira clube 

Quando a pandemia surgiu, o home office foi uma solução que, em tese, seria temporária. A Gruppen, de Porto Alegre, especializada em tecnologia da informação (TI), teve resultados tão bons que decidiu operar 100% nessa modalidade. A empresa, que previa inaugurar sua nova sede (foto) em 18 de março, dará outra finalidade ao espaço: vai transformá-lo em clube para os funcionários.

- Com as pessoas em casa, estabelecemos a interação entre os times, criamos reuniões diárias de bate-papo com câmeras abertas para trocas gerais - explica Felipe Jacobs, diretor da Gruppen.

Apesar da dificuldade inicial, durante a pandemia o faturamento cresceu 32% e as despesas caíram 22%. Em pesquisa interna, os funcionários indicaram seu "nível de felicidade" por notas de 1 a 10, e a média foi 8. O resultado foi a decisão de não retomar o trabalho presencial.

Mas o que fazer com a nova sede e como integrar os colaboradores? A resposta foi o Clube Gruppen. As instalações da Rua Dona Laura foram remodeladas para um lugar de se divertir com jogos, cafeteria, cervejas artesanais e sorveteria.

- Invertemos a ordem: antes o home office era esporádico, agora o esporádico será ir até a empresa e ter um dia diferente. O acesso ao clube só será liberado depois que a pandemia acabar. A pessoa pode ir para trabalhar, mas terá espaços de lazer de segunda a sexta, em horário comercial - detalha.

Na Gruppen, existe um indicador em que o funcionário soma pontos por tarefas e faz autoavaliação da produtividade.

- Controlar é mais caro do que confiar. Instauramos uma filosofia de confiança. Todos têm liberdade de construir seu dia, podendo gerenciar o tempo da melhor forma e com liberdade.

Ministra da Agricultura participa da abertura oficial

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, visitará a Expointer hoje. A titular da pasta deve chegar ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, por volta das 10h para cumprir a agenda. Na ocasião, ela participará da solenidade de abertura oficial do evento e verá o desfile dos campeões, às 11h.

Posteriormente, Tereza Cristina será agraciada pela Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) com a Medalha Paulo Brossard, entregue a lideranças do agronegócio. Também receberão a distinção o presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Gedeão Pereira, o ex-secretário da Agricultura Odacir Klein e os pecuaristas Eduardo Macedo Linhares e Antonio Martins Bastos Filho. Ministra da Agricultura participa da abertura oficial da feira

Risco de alta nos preços de imóveis

A pressão custo de insumos, combinada à procura provocada pelo "efeito fique em casa" e pelo juro baixo, embute risco de aumento no preço dos imóveis no Rio Grande do Sul. Conforme o sindicato das empresas do setor no Estado, as altas em materiais de construção chegam a 34,7% no mês, caso dos fios de cobre. Segundo Aquiles dal Molin, presidente do Sinduscon-RS, a velocidade da reação pegou de surpresa fábricas de cimento e aço. Várias desativaram unidades, projetando reação só em 2021, e agora há escassez de insumos.

- O juro está baixo para compra de imóveis e nas aplicações. Muita gente que não conseguia agora pode comprar, e a baixa atratividade da renda fixa leva a investir em imóveis - detalha.

O empresário pondera, ainda, que "com todo mundo preso em casa", houve busca por pequenas reformas. Dal Molin admite que será necessário repassar os aumentos, mas não "de uma hora para outra".

- Não tem como absorver valores altos assim. Para quem quer comprar imóveis, é bom aproveitar os que estão à venda neste ano. Mas os lançamentos virão com preços novos.

MARTA SFREDO

Nenhum comentário: