terça-feira, 5 de março de 2024



05 DE MARÇO DE 2024
POLÊMICA DO LIVRO

"Já temos tão poucos leitores no Brasil", lamenta Tenório

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) determinou que exemplares do livro O Avesso da Pele, do autor Jeferson Tenório, sejam mantidos em escolas da região de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.

Na sexta-feira, a diretora da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, Janaina Venzon, publicou vídeo nas redes sociais pedindo que exemplares da obra fossem retirados da instituição e não fossem usados por professores dentro da sala de aula.

Na postagem, ela disse que é "lamentável o governo federal através do Ministério da Educação (MEC) adquirir esta obra literária e enviar para as escolas com vocabulários de tão baixo nível para serem trabalhados com estudantes do Ensino Médio".

Ontem, em entrevista à GloboNews, Tenório lamentou o protesto da diretora: - Me causa sempre espanto, porque já temos tão poucos leitores no Brasil e deveríamos estar preocupados em formar leitores, e não censurar livros.

Retirada

Depois da publicação, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), ligada à Seduc, chegou a orientar a retirada dos exemplares da escola. No domingo, a Seduc afirmou que "não orientou que a obra (...) fosse retirada de bibliotecas da rede estadual de ensino" e que "a 6ª CRE vai seguir a orientação e providenciar que as escolas da região usem adequadamente os livros".

Nenhum comentário: