sábado, 3 de fevereiro de 2024



03 DE FEVEREIRO DE 2024
+ ECONOMIA

Professor diz que governo Lula reverte melhoria nas contas

Depois que a coluna publicou uma análise do déficit primário de R$ 230,5 bilhões em 2023, o professor Marcelo Portugal, professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFRGS, enviou um longo e-mail em que afirma discordar da avaliação.

Sempre em nome da democracia e do debate de alto nível, a coluna publica as ponderações de Portugal, que ajudou a formar várias gerações de economistas do Estado. O principal ponto da discordância é o tamanho real do déficit do ano passado, descontadas as contas que haviam ficado pendentes de 2021 e 2022.

A principal é o pagamento dos precatórios, que foram "pedalados" com álibi legal de uma proposta de emenda constitucional aprovada em 2021. Escreve Portugal:

"Dos R$ 92,4 bi de precatórios, cerca de dois terços realmente têm como origem a PEC do Calote para pagamentos em 2021 e 2022. Mas tem outra parte, cerca de um terço, que é precatório de 2023, ou seja, pagamentos que realmente deveriam mesmo estar contabilizados em 2023. Na minha conta pessoal, o tamanho do déficit foi de 1,55% do PIB em 2023. O que representa os 2,12% menos o calote do Guedes só em 2021 e 2022".

Na opinião de Portugal, "o novo governo tomou uma decisão política de reverter um processo de melhoria das contas públicas que vinha sendo implementado desde o governo Temer".

Mercado da saudade

No mercado desde 1996, a Bom Princípio Alimentos conseguiu em 2024 dar um importante passo em seu processo de expansão internacional. Neste ano, a empresa passará a exportar seus produtos para os Estados Unidos.

A entrada no mercado norte-americano foi marcada pelo registro da Bom Princípio no FDA (Food and Drug Administration), órgão federal responsável pelo controle de alimentos, medicamentos, cosméticos e outros produtos nos Estados Unidos - e conhecido por seu algo grau de exigência. O registro obtido no órgão é essencial para poder atuar nesse mercado. No início das operações nos Estados Unidos, a empresa irá focar no "mercado da saudade", buscando atender aos brasileiros que residem no país. Vai oferecer produtos como doce de leite, recheios de frutas, goiabada cremosa e geleias de brilho para uso na confeitaria. Aos poucos, a Bom Princípio espera conquistar, além de brasileiros com paladar saudoso, também os americanos.

A estratégia de expansão passa por consolidar a empresa no cenário nacional e ampliar a presença no mercado externo. A empresa já exporta seus produtos para Guiana, Chile, Curaçao, Paraguai e Uruguai.

Além disso, no final de 2023, a Bom Princípio exportou seu primeiro contêiner para Angola. Os produtos serão vendidos em uma rede de supermercados local, que tem cerca de cem lojas parceiras. O mix de produtos exportados para o país africano inclui a tradicional chimia, creme de avelã e chocolate cremoso para comer de colher.

MARTA SFREDO


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