sexta-feira, 29 de setembro de 2017



José Galló, o melhor CEO do Brasil 

Detalhe da capa do livro EDITORA PLANETA/DIVULGAÇÃO/JC José Galló, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, diretor-presidente da Renner, membro do Conselho de Administração da Localiza Rent a Car, do Itaú Unibanco Holding e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), mais de 30 anos de experiência em varejo, foi eleito, em 2016, O Melhor CEO do Brasil pela Época Negócios. Em cinco edições do Executivo de Valor do Valor Econômico foi premiado. 

Nas últimas quatro edições do Latin America Executive Team Ranking, da Institucional Investor, recebeu o título de Melhor CEO do setor de varejo e consumo. O poder do encantamento (Planeta Estratégia, 272 páginas), de Galló, traz sua vida desde a infância até hoje e, especialmente, trata da bem-sucedida trajetória, de fatos e de lições do executivo que, partindo de oito lojas, transformou a Renner em uma empresa que valia menos do que um milhão de dólares em uma corporação de US$ 6 bilhões. 

Na obra, cujo prefácio é de Fabio Barbosa, Galló fala de seu nascimento em Galópolis, da família de origem italiana que teve grandes negócios por lá e de sua formação na FGV em SP. O início na Copersucar, os desafios com a Imcosul, a ModaCasa, a Eletroshop e a consultoria para o Grupo Joaquim Oliveira estão no volume, em meio a revelações sobre o aprendizado do empresário, que sempre valorizou a simplicidade, a disciplina, a inquietação criativa, o trabalho contínuo, a comunicação eficaz, o encantamento, a liderança, a valorização das pessoas e o foco no cliente. 

Da entrada na Renner em 1991 até sua transformação em primeira corporação do Brasil, em 1998, passando pela saída da J.C.Penney do Brasil no emblemático 2005 e, chegando a 2012 com a grande expansão, os ciclos de sete anos mencionados por Galló mostram seu caminho confundido com o da empresa. Corporação que não tem um claro acionista, controlada por profissionais escolhidos por um Conselho de Administração. 

Alguns duvidaram da fórmula. Hoje é parte boa e vitoriosa de nossa cultura empresarial. Depoimentos de empresários e líderes do porte de Jorge Gerdau Johannpeter, Roberto Setubal, Luiza Helena Trajano, Adelino Colombo, Nelson Sirotsky, Oswaldo Schirmer e Salim Mattar revelam aspectos pessoais e profissionais de José Galló, executivo focado na consistência estratégica, na austeridade, na confiança, na eficiência operacional e sempre de olho vivo no cliente e na concorrência. 

lançamentos 

Voos Pátrios (Editora Insular, 224 páginas), do executivo e empresário chinês Peter Ho Peng, que viveu no Brasil entre 1951 e 1973 e, atualmente, vive na Flórida, traz artigos sobre México, Califórnia, Brasil, política, futebol, médicos cubanos e outros tópicos relevantes. 

Fala de seu sequestro pelo Doi-Codi e de sua expulsão do Brasil, para onde retornou nos anos 2000. Em 2013, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça reparou seus danos. 

O Lagarto na Taipa-1936 (AMZ Editora, 368 páginas) é o romance de estreia do professor João Celeste Agostini, que lecionou muitos anos Língua e Literatura Brasileira e Portuguesa. 

É estreia literária madura, e resgata os valores e a história dos bravos imigrantes italianos, através de envolvente e bem narrada trama envolvendo famílias de imigrantes entre 1883-1936, em uma colônia imaginária. Alma humana, comportamento e lembranças doloridas dos Alpes estão na obra. 

Um psiquiatra na Coreia do Norte (Editora Buqui, 112 páginas), do médico e doutor em Psicologia Nelson Asnis, autor de Homem Bomba, o sacrifício das pulsões (2013) e Do divã ao aeroporto (2015), publicados pela Buqui, é o relato da viagem do autor, sozinho, à Coreia do Norte. 

O país não oferece irreverência ou boemia e apenas cinco brasileiros por ano enfrentam a nação totalitária. Asnis nos mostra o que está escondido aos olhos do mundo. - Jornal do Comércio (http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2017/09/colunas/livros/587521-jose-gallo-o-melhor-ceo-do-brasil.html)

Nenhum comentário: