segunda-feira, 18 de setembro de 2017



18 DE SETEMBRO DE 2017

INFORME ESPECIAL - Tulio Milman

Concorre, Lula

A frase acima talvez nunca tenha sido pronunciada por Jair Bolsonaro. Mas aposto: está na cabeça dele. Bolsonaro precisa de um antípoda, de um alvo para demonizar. Sem isso, perde o discurso, a pegada e os votos.

Lula não concorrerá no ano que vem. Tudo leva a crer que será condenado em segunda instância até o primeiro trimestre de 2018. Acredito na tese de que o ex-presidente não está querendo um eventual novo mandato. Usa a improvável candidatura como boia para tentar se salvar da cadeia.

Bolsonaro seria o maior beneficiado se Lula fosse candidato. Iria deitar e rolar. Se Lula for condenado e não disputar a Presidência no ano que vem, a Justiça estará acertando dois coelhos com uma só cajadada. Um deles ficará fora de combate. O outro, não. Precisará escolher um novo alvo, ou mais de um.

Mas nenhum será tão fácil, tão lógico, tão perfeito quanto Lula.

Uma outra tese circula entre os adversários do PT. A de que Lula deveria concorrer para ser derrotado nas urnas. Os defensores dessa corrente têm convicção de que o ex-presidente não resistiria à campanha. Seria demolido pelos fatos e veria o prestígio que ainda tem junto a alguns segmentos se esfarelar.

A eleição do ano que vem será o estuário de todas as águas que correram pelo Brasil nas últimas décadas. Águas nada limpas e menos ainda calmas.

Uma eleição deveria olhar para o futuro.

No Brasil, é o passado que vai decidir quem será o próximo presidente.

MOSTRA BAGUAL

Presença inédita na história do Acampamento Farroupilha, a espada de Bento Gonçalves deu o ar da graça no piquete Aporreados do 38.

Este e outros objetos devidamente conservados pela família do general foram expostos no local ontem.

O responsável pela curadoria foi seu tetraneto, Raul Moreira. Na foto ao lado, a relíquia nas mãos de Cleonilton Almeida, coordenador do espaço.

CISPLATINOS

Na semana de celebração farroupilha, o livro A Origem do Gaúcho e Outros Ensaios promete causar polêmica.

O ponto: ao contrário do que muitos acreditam, a figura do gaúcho não teria nascido na Argentina, mas no Uruguai. A obra é resultado de extensa pesquisa do diplomata Fernando Cacciatore.

O lançamento é amanhã, às 19h30min, na Pinacoteca Rubem Berta.

SOCIAL

Os ingressos para o 3º Chá Beneficente da AACD já estão disponíveis.

A arrecadação será investida nos atendimentos gratuitos a pessoas com deficiência física.

É no dia 27, às 15h, na Igreja Nossa Senhora da Paz (Rua Prof. Cristiano Fischer, 149).

Mais informações pelo telefone: (51) 3382-2223.



Brasil: lixeira alimentar do mundo


A edição do jornal mais importante do mundo dedicou a sua manchete de ontem para o Brasil. Uma reportagem de três páginas mostra como as gigantes da alimentação estão acostumando as crianças brasileiras a comer mal. O exemplo mais aprofundado é o da Nestlé, que apostou em um novo modelo de distribuição para entregar chocolates e biscoitos nas favelas.

Carrinhos similares aos usados pelos vendedores de picolé percorrem bairros pobres oferecendo, de porta em porta, produtos baratos e prejudiciais à saúde, quando consumidos em excesso. Os repórteres Andrew Jacobs e Matt Richtel se impressionaram com os níveis de obesidade das crianças em favelas de Fortaleza.

A reportagem também denuncia o enorme poder das indústrias alimentícias, que experimentam quedas nas vendas no Primeiro Mundo, principalmente devido ao desenvolvimento de uma maior consciência alimentar nos países mais desenvolvidos.

Mais uma vez, a América Latina e a África estão virando o depósito de produtos que os consumidores mais conscientes estão deixando de ingerir. O The New York Times revela que, na campanha de 2014, as indústrias da alimentação doaram US$ 158 milhões para deputados e senadores brasileiros. Talvez isso explique por que o controle sobre o lixo que as crianças comem é tão frouxo no país.

* O colunista Tulio Milman está até dezembro nos EUA

Nenhum comentário: