terça-feira, 26 de setembro de 2017


26 DE SETEMBRO DE 2017
DAVID COIMBRA

O doutor Drauzio disse: vá para o sol

Meu negócio agora é vitamina D. Nós entrevistamos o doutor Drauzio Varella no Timeline e ele disse que é importantíssimo tomar sol para se reabastecer de vitamina D. É a vitamina D que vai tornar os seus (os meus, os nossos) ossos fortes e saudáveis.

O doutor Drauzio contou algo que, para mim, soou espantoso: o nosso esqueleto está sempre em processo de renovação. A cada ano, ele se renova 10%, em média. Ou seja: a cada 10 anos, você tem um esqueleto novinho debaixo da pele. Penso que isso é espetacular. Um esqueleto novo! Mas que boa ideia. Bem que estou precisando de um esqueleto novo.

Ocorre que, se você não toma sol, ou se sai de casa untado de protetor solar, você ficará com deficiência de vitamina D. O seu corpo, sedento por essa vitamina tão deliciosa, procurará por ela em algum lugar. Onde a encontrará? Homiziada no seu esqueleto. Aí o seu corpo vai retirar a vitamina D dos seus ossos, descalcificando-os, fazendo com que eles fiquem frágeis como palitos de fósforo e, vez em quando, se quebrem tristemente, desfalcando o seu time de futebol 7 nos jogos das segundas.

Agora, se você se expuser ao sol o tempo suficiente para deixar a pele levemente tostada, tudo bem: você terá vitamina D para uns dois meses. Seu esqueleto ficará tinindo.

Portanto, aquela história do Pedro Bial, "use protetor solar, use protetor solar, use protetor solar", aquilo não é bem assim.

Claro: nada de exageros. Eu, que sou branquicela, já sofri muito por não seguir o conselho do Bial. Se bem que, nos anos 1980, ninguém nem falava em protetor solar. Ao contrário, falava-se em bronzeador. As pessoas passavam até preparados com Coca-Cola na pele. Por Deus.

Uma vez, eu estava no Morro dos Conventos com uma namorada e ela, para me proteger do sol, cobriu-me de óleo Johnson. Suspeito que aquela namorada me odiasse. No primeiro dia, fritei inteiro feito uma batatinha do McDonald?s. Acabou ali a minha temporada praiana.

Lia coisas horríveis sobre o sol: que o sol é cumulativo e que é responsável por 70% do envelhecimento da pele. Quer dizer: a idade só é responsável por 30% do envelhecimento! É um número assustador, algo como os índices de rejeição dos candidatos a presidente.

Os japoneses, mais do que todos os outros povos do mundo, e apesar de viverem no país do sol nascente, sempre temeram os raios ultravioleta e tal. As japonesas NUNCA tomam sol. Só saem de casa bem cobertas por chapéus e debaixo de sombrinhas. Resultado: você vê uma japonesa de 80 anos e acha que ela tem 40, aquela pele é lisinha de pêssego e branca de leite, chega a faiscar.

Ah, mas agora já sabemos que não é nada disso. Japoneses, Bial, dermatologistas alarmistas, todos estavam errados. Ou, pelo menos, não estavam tão certos assim. O sol me dará um novo esqueleto! Eu quero um novo esqueleto!

Tem sido essa a história da ciência. Uma história de erros e correções. O ovo já foi redimido, a banha de porco também, a redenção da manteiga está a caminho e tempo virá em que a carne vermelha será alçada aos píncaros da alimentação saudável. Viva a cerveja e o vinho! Viva a feijoada e o mocotó! Viva o sol! Viva a vida! Não me venham mais com censuras e restrições! Abaixo a repressão!

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário: