Novo sistema de gestão do FGTS entra em vigor
O FGTS Digital, nova ferramenta de gestão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, entrou em vigor na última sexta-feira. O sistema substituirá o Conectividade Social/Caixa, usado pelas empresas para enviar informações do FGTS dos empregados. Além de simplificar operações, o sistema permite que o empregador utilize o Pix para recolher o FGTS.
A nova plataforma aproveitará as informações de remuneração declaradas no eSocial, onde os débitos já são individualizados desde sua origem. Assim, os empregadores, ao fornecerem os dados contratuais e de folha de pagamento via eSocial, terão acesso a um sistema que permitirá mais rapidez na geração de guias, no cálculo de indenizações compensatórias e na obtenção de extratos detalhados por trabalhador, além da possibilidade de solicitar estornos e parcelamentos.
Ao todo, 4,5 milhões de empregadores vão usar a plataforma para gerir os dados de mais de 50 milhões de trabalhadores.
Ao apresentar a plataforma, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, disse que o novo sistema resultará em economia e em transparência tanto para patrões quanto para empregados.
- Traz economias de modernização, transparência, eficiência para as empresas. Traz economia de horas trabalhadas. Se somar milhões de empregadores, quantos meses dá no ano? Estamos falando de custo Brasil - afirmou Marinho.
Economia
Segundo levantamento feito pelas empresas do Grupo de Trabalho Piloto do eSocial, o processo de recolhimento do FGTS na sistemática anterior demandava aproximadamente 34 horas mensais dos empregadores. Além disso, o cumprimento de todas as obrigações legais junto ao eSocial exigia cerca de 25 horas por mês.
Todos os meses, serão emitidas 7 milhões de guias para recolhimento do fundo.
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