quarta-feira, 30 de maio de 2012



30 de maio de 2012 | N° 17085
PAULO SANT’ANA

O Dia D para a República

Foi dramático o dia para a República ontem.

Lula da Silva se debatia no silêncio do seu quarto para responder ou curtir a acusação do ministro Gilmar Mendes de que o ex-presidente foi cantá-lo para não julgar o mensalão antes das eleições.

É grave pedir para um ministro e seu tribunal para não julgarem. Os ministros e os tribunais foram feitos para julgar.

Enquanto isso, fiquei na televisão durante quatro horas, ouvindo o depoimento do senador Demóstenes Torres, na antessala de seu cadafalso, a Comissão de Ética do Senado.

Ouvi as razões do senador Demóstenes, só ele falando durante uma hora e meia.

E concluí para mim mesmo: “Eu absolveria esse cara”.

Mas em seguida deram lugar para as perguntas e o senador Demóstenes foi de declínio em declínio, descendo a lomba da autenticidade, foi se desmentindo, foi mentindo, chegou ao ponto máximo de dizer que durante todos esses anos não sabia que o Carlos Cachoeira era banqueiro de jogos ilícitos em Goiás, por isso mantinha relações estreitíssimas com ele.

Ora, até os engraxates de Goiás, os cães domésticos em Goiás sabem que Cachoeira há muitos anos é banqueiro do jogo do bicho em Goiás.

Desmoronou como um cone de sorvete o senador Demóstenes.

E eu deixei a televisão condenando-o inexoravelmente.

Quanto ao encontro entre Lula da Silva, o ministro Gilmar Mendes e o ex-ministro Nélson Jobim, só me ocorria um raciocínio: a quem interessa um bizarro encontro desses?

A resposta é que só interessa a quem não quer que se julgue alguma coisa no Supremo, no caso o mensalão, o maior pepinão da história deste arremedo de República.

Mas Lula não quis falar e soltou uma nota. Diz a nota que ele está indignado. Quem está indignado não escreve numa nota dizendo que está indignado. Quem está indignado fica indignado. E vem para a televisão dar murros na mesa e na tela e gritar que está indignado.

Eu não estava lá nesse encontro. Nenhum brasileiro entre nós assistiu a esse excêntrico encontro tríplice. Mas aos brasileiros mais atilados não escapou de que lado vinha o melhor aroma da verdade.

Nenhum comentário: