sexta-feira, 25 de maio de 2012



25 de maio de 2012 | N° 17080
PAULO SANT’ANA

Abuso é ignorância

Para muita coisa útil serviu a entrevista de Xuxa Meneghel ao Fantástico, denunciando inúmeros abusos sexuais quando era criança.

Esta semana, foi noticiado no programa do Sérgio Zambiasi, na Rádio Farroupilha, que um casal de irmãos, crianças, fez sexo mediante o seguinte artifício do irmão masculino, que disse à irmã: “Vamos para a cama para fazer aquilo que nosso pai e nossa mãe fazem”.

Interessante, o irmão pode ter usado de malícia ou foi inocente.

No Sala de Redação, esses dias, comentando a entrevista da Xuxa, desenvolvi a seguinte tese: “As crianças que são abusadas sexualmente desconhecem que aquilo que sofreram é abuso, não têm noção do que fazem e pensam que aquilo é permitido”.

Ocorre que quando um adulto se aproxima de uma menininha para abusar sexualmente dela, é porque adquiriu sua confiança ou amizade.

Então, oferece à menina carícias que ela julga lícitas e normais, toca nos seus órgãos genitais ou erógenos como se estivesse tocando em suas mãos ou em seus cabelos.

A menininha desconhece que aquele ato seja espúrio e criminoso. Ela não distingue qualquer diferença entre as partes de seu corpo. E disso se aproveita o abusador.

O que é preciso fazer, algumas pessoas já começaram a fazer: até nas escolas é necessário ensinar às crianças que qualquer homem, seja mesmo seu parente ou conhecido, não pode tocar em seu órgão genital nem nos seus seios, não pode beijar-lhe a nuca, o pescoço ou a boca, que aquilo é ato vergonhoso e infame. Que não permita jamais esse tipo de contato.

Isso tem de ser ensinado a todas as crianças para que elas adquiram consciência do sexo e deixem de ser alienadas a seu respeito.

Fui inspetor de polícia em Tapes nos anos 60. E fiz dezenas de inquéritos de casos em que os próprios pais faziam sexo com suas filhas, em zonas rurais distantes, aonde só se podia chegar montado em burro ou cavalo.

E o incrível naquilo era que os pais desconheciam que era ilícito fazer sexo com suas filhas e tinham relações com elas.

Portanto, é tudo uma questão da falta de cultura, de ignorância, claro que nesse caso de Tapes.

Não no caso dos abusos sobre Xuxa e milhões de outros, cujos abusadores são criminosos.

É preciso dizer claramente às meninas que não se deixem jamais tocar por homens em suas partes pudendas.

Nenhum comentário: