sábado, 26 de maio de 2012



27 de maio de 2012 | N° 17082
PAULO SANT’ANA

Formação de quadrilha

Estou denunciando publicamente por esta coluna três pessoas por formação de quadrilha.

Os médicos Sérgio Roberto Haussen, Luiz Lavinsky e Sady Selaimen da Costa se reuniram na calada da noite e resolveram o seguinte: o autor desta coluna tem de parar imediatamente de fumar, enquanto há tempo.

Quem me deu a notícia foi o doutor Haussen. Os outros dois médicos não tiveram a coragem de me noticiar o infausto acontecimento. Tiveram medo de que minha reação fosse violenta.

A ordem é para já. Deram-me um ultimato, eu poderia fumar mais dois dias, mas no terceiro teria de largar o cigarro para sempre.

Não sei se terão êxito em sua pretensão criminosa, o que sei é que balancei e estou disposto a me entregar à quadrilha.

Segundo os três quadrilheiros, o cigarro está destruindo o meu corpo.

Eles, em verdade, são honestos: não prometem que eu vá melhorar de saúde se parar de fumar. Mas prometem ardorosamente que minha saúde não piorará se eu parar de fumar.

Estou há oito horas meditando sobre se a ordem dada a mim é ou não impossível de ser cumprida.

De início, estou disposto a cumpri-la. Se a recompensa for a que os três quadrilheiros acenam, vale a pena ceder a eles e abandonar meu amigo mais fiel de todos os tempos, o cigarro.

Assim é que estou denunciando estes três médicos à polícia e ao Cremers por formação de quadrilha.

Eles estão cometendo comigo os crimes de violenta coação, uso arbitrário das próprias razões e ameaça.

Só os perdoarei dessa intentona caso deixe de fumar hoje e, daqui a um ano, minha saúde mostrar sinais visíveis de reabilitação e eu ostente vestígios de uma felicidade que me parecera impossível.

O jogo deste domingo à tardinha no Olímpico, entre Palmeiras e Grêmio, é tão ou mais importante do que foi a classificação contra o Bahia.

Explico: o Grêmio joga hoje contra o Palmeiras a sua segunda partida do campeonato nacional. Acaso o Grêmio venha a ser derrotado, o que todos nós evidentemente não desejamos, ficaremos com zero ponto ganho em seis pontos disputados, isto é, encravados na zona do rebaixamento. Pode ter algo mais terrível?

Por isso é que, como nunca, a torcida gremista tem que lotar o Olímpico logo mais. É uma questão de sobrevivência do clube, que se anima a ganhar um dos dois títulos nacionais que disputa este ano.

O Grêmio, passando pelo Palmeiras, alcança uma posição digna no Brasileirão, atenuando o erro de ter poupado jogadores contra os reservas do Vasco no Rio de Janeiro.

Por todas essas razões, é imperiosa uma vitória dos comandados de Luxemburgo logo mais. A torcida precisa, além de lotar o Olímpico, incentivar o time mais do que o incentivou contra o Bahia.

O Brasileirão é o campeonato mais importante de todos. E o Grêmio só terá chances no Brasileirão deste ano se ganhar logo mais.

Lotem o estádio e gritem até se esborracharem.

Nenhum comentário: