sábado, 19 de maio de 2012



20 de maio de 2012 | N° 17075
O CÓDIGO DAVID

Humanos x Animais

Nesta semana mesmo, o solo gaúcho tremeu com três casos de interesse animal:

A - Os protestos contra o uso de cachorros como cobaias na Universidade de Santa Maria.

B - A Campanha do Agasalho agora vai contemplar também animais friorentos.

C - Uma cadela e uma gata com problemas de saúde foram sequestradas em Porto Alegre.

Junte-se isso aos repetidos casos de pitbulls que eram mansinhos até se tornarem assassinos, e o que temos? Um furioso conflito entre espécies: humanos versus animais, com os animais em certa vantagem, já que há vários humanos apóstatas a defendê-los. Quero deixar bem claro que, neste caso, sou a Suíça, neutro. Até tenho tendências para o lado animal, porque:

1 - Espero que as universidades tratem bem de suas cobaias, mesmo que sejam malditas ratazanas, insetos repulsivos ou cobras peçonhentas.

2 - Não me importo de ver um cachorro ou um gato usando um velho casaco meu por aí, ou um calção roto com o qual já fiz gols históricos, ou mesmo uma íntima cueca tornada frouxa. Inclusive, defendo que outros animais sejam agasalhados no inverno. Ninguém se importa com as distraídas galinhas de fundo de quintal? Ninguém pensa nas bovinas vacas no fundo do campo? Pense nas delícias do bife, e você se sentirá orgulhoso ao ver uma vaca protegida por um pulôver que fez o seu bom sucesso em Gramado, em julhos antigos.

3 - Fiquei aliviado ao ler no jornal que a gata sequestrada, Pretinha, voltou para casa e que “recebia aconchego e colo”, depois de ficar desaparecida por 12 horas. E lamentei que sua amiga, a cadela Bebê Serena, “morreu depois de cinco horas de luta”, segundo a mesma matéria.

Agora, quanto aos pitbulls, aí a história é outra. Quanto aos pitbulls, admito, sou Humanos desde criancinha.

O bom do jeans

Com apenas duas calças jeans, um homem é capaz de ganhar o mundo. Duas calças jeans, nada mais, e você estará abrigado com razoável elegância da cintura aos tornozelos durante meses.

Foi essa a razão do sucesso das calças jeans, mas não é esse o verdadeiro motivo da sua importância para a Humanidade. A verdadeira relevância das calças jeans está na parte do corpo da mulher que é mais admirada pelos homens: as nádegas, a região glútea, a zona calipígia, o traseiro ou, como celebrizado pelos portugueses que colonizaram o Brasil, a bunda.

Antes do jeans, as mulheres expunham o colo, o doce vale do entresseios, mas, num 20 de maio como o deste domingo, só que 139 anos mais velho, o alemão Levi Strauss registrou a patente do jeans nos EUA. Dias antes, um mineiro pedira-lhe que confeccionasse uma calça mais resistente do que aquelas que se rasgavam na lida diária.

Levi Strauss tomou de uma lona de barraca, cortou-a no molde de uma calça, prendeu-a com tachinhas de cobre e, voilà! Os trabalhadores adotaram os jeans alegremente, mas foi no corpo ondulante das mulheres do século 20 que as calças alcançaram a glória.

Você se lembra da Brooke Shields no começo dos anos 80? Ela estava na olorosa flor de seus 15 anos e ronronou num comercial da Calvin Klein:

– Você sabe o que existe entre esse jeans e eu? Nada.

Foi um dos pontos íngremes da Civilização Ocidental. Graças ao jeans de Levi Strauss. Neste dia 20 de maio, façamos um brinde a ele.


O Maurício Amaral

“O Maurício Amaral é um gato.”

É isso que os ouvintes escrevem, quando querem que seus e-mails sejam lidos no PB. Estão errados. Na verdade, o Maurício Amaral é um cachorro. Como produtor, ele é o cão de guarda da qualidade do programa; como amigo, tem fidelidade canina; com as mulheres, ele rosna mas não morde. Enfim, um cachorrão.

Pretinho Básico – às 13h e às 18h, em todos os dias com hífen. Reprises aos sábados.

PB entrevista

Cusqué Burgué, o cachorro mais rico do Brasil, nos recebeu em sua casa, no Caninos de Vento, para opinar sobre a Campanha do Agasalho para Animais em Osso Alegre.

PB – O que você achou da Campanha do Agasalho para seus amigos necessitados?

Cusqué Burgué – Frescura das classes pobres. Eu era pobre. Trabalhei, roí muito osso, enriqueci e nunca precisei de uma roupinha de time de futebol para me aquecer.

PB – Você passa frio?

Cusqué – Não. Agora com split e calefação, não mais. E no verão uma boa tosa de R$ 350 resolve.

PB – E essa Campanha do Agasalho para os humanos?

Cusqué – Humanos são frágeis e ouvem mal. E passam frio. Já viu algum pitbull reclamando de geada? Acho válido.

Nenhum comentário: