sexta-feira, 18 de maio de 2012


Jaimce cimenti

Prognóstico provocador para os próximos anos

A próxima década - Onde estamos... e para onde iremos, novo best-seller de George Friedman, o famoso expert em mídia e fundador e CEO da Stratfor, principal editora sobre geopolítica do mundo, acima de tudo apresenta um prognóstico provocador para os próximos anos. Friedman é autor de seis livros, entre os quais o best-seller Os próximos cem anos, campeão de vendas do The New York Times e é um dos maiores especialistas do mundo em mídia, tendências e previsões políticas.

Com sua ampla e refinada bagagem, o autor analisa eventos e desafios iminentes que testarão o mundo todo: os Estados Unidos chegam a uma aliança com o Irã; a China encontra a crise que paira hoje em seu horizonte; Rússia e Alemanha tornam-se aliadas e, enfim, a crise financeira cria uma mudança inesperada de poder.

Para o autor, a próxima década será uma época de intensa transição e, embora seja difícil afirmar isso, as guerras no mundo islâmico cessarão, aprenderemos a conviver com o terrorismo e as realidades energéticas e tecnológicas terão direções inesperadas. Uma mudança fundamental ocorrerá nas relações Estados Unidos-Israel.

Na apresentação da obra o autor refere: “um século trata de eventos, uma década trata de pessoas, este livro é sobre o curto prazo dos próximos dez anos, as realidades específicas a serem confrontadas, as decisões específicas a serem tomadas e as prováveis consequências dessas decisões”. 

Friedman aborda nos quatorze capítulos de sua obra temas como “O Império não planejado”, “República, Império e o  Presidente Maquiavélico”, “A armadilha do terror”, “África: um lugar para deixar em paz”, “A redefinição da política: o caso de Israel” e muitos outros que afligem a história do mundo atual e projetam os desafios para os próximos anos.

Principalmente a forma como o presidente dos Estados Unidos vai encarar os fatos, determinará a saúde ou a deterioração da República, numa época onde estão previstas intensas transições. Friedman entende que os Estados Unidos seguirão fortes na próxima década e no século, mas não se arrisca a dizer que tipo de regime terão. Será que os Estados Unidos conseguirão manter sua hegemonia sem destruir o regime republicano? 

Enfim, mesmo sabendo que é sempre difícil saber sobre o futuro, este é um bom livro para quem pretende saber algo sobre os próximos tempos e as relações políticas e econômicas entre as nações. Novo Conceito, 290 páginas, R$ 32,90.

Nenhum comentário: