terça-feira, 29 de maio de 2012



29 de maio de 2012 | N° 17084
PAULO SANT’ANA

Leiam por decreto

Vê se não é de a gente ficar bobo: já são 10 dias de homenagens que me prestam, deixando-me repleto de orgulho e contentamento.

Primeiro, foi a data significante de eu ter recebido o 22º prêmio Top of Mind, 22 anos consecutivos como o mais lembrado colunista de jornal do Estado.

E fui ver na Revista Amanhã que entre os supercampeões do Top of Mind, cerca de 40, havia uma só pessoa física, eu, enquanto todos os outros superpremiados ou eram empresas, ou eram produtos.

Aí fiquei com a boca lá na orelha.

Depois, foi na noite de Grêmio x Bahia, no Estádio Olímpico. Cheguei quase à hora do jogo e mal fui avistado pelos torcedores, milhares de pessoas acenavam para mim, depois passaram a gritar “Sant’Ana, Sant’Ana, Sant’Ana...”, todos gritando meu nome como se a me homenagear por minhas atuações jornalísticas, ecoando pelo estádio.

Foi um estrépito em todo o estádio, isto depois de vários meses fora da televisão por força de meus problemas de saúde.

Foi demais para o meu coração.

E agora vim a saber de uma notícia que para mim é fantástica: minha coluna é lida por decreto em Nova Prata (RS).

Tudo, menos esta de o prefeito de Nova Prata decretar que minha coluna tem de ser lida.

É, para mim, um gesto de enorme significado.

Vejam o texto do decreto que tornou obrigatória a leitura de minha coluna em Nova Prata: “Vitor Antonio Pletsch, na condição de Prefeito Municipal de Nova Prata, no uso de suas atribuições legais, DECRETA:

artigo 1º –

Fica determinada leitura da coluna do sr. Paulo Sant’Ana publicada no jornal Zero Hora no dia 25 de maio de 2012, página 47, denominada ‘Abuso é ignorância’, em todas as escolas da rede municipal pública do Município de Nova Prata, bem como pelos Agentes Comunitários de Saúde na execução de suas funções e pelos demais funcionários públicos municipais, com o objetivo de divulgação do contido na referida matéria, sendo esta uma forma de alertar que no mundo ocorrem estas anomalias.

Artigo 2º:

Este Decreto Executivo entrará em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Municipal de Nova Prata, 25 de maio de 2012. (ass.) Vitor Antonio Pletsch, prefeito”.

Eu fico assim todo exultante quando um prefeito determina por decreto a leitura de minha coluna em todos os órgãos públicos e em todos os serviços municipais.

Foi aquela coluna em que eu afirmei que o abuso sexual sobre as crianças se dá por entenderem os meninos e meninas que aquilo que fazem sobre eles não é ilícito e nem infamante. As crianças que sofrem abusos desconhecem, na sua inocência, que seus órgãos sexuais e zonas erógenas não podem ser tocados nem por estranhos nem por parentes.

E recomendei naquela coluna que isso fosse divulgado em todas as escolas e em todos os lares gaúchos, com a finalidade de, adquirindo conhecimento do que seja abuso sexual, as crianças não permitam que isso seja feito e o denunciem.

Mas esta coluna ser lida por decreto, ter leitura oficial obrigatória em todo um município, eu nunca tinha visto.

Orgulho-me.

Nenhum comentário: