terça-feira, 22 de maio de 2012



22 de maio de 2012 | N° 17077
PAULO SANT’ANA

Não entendem de futebol

O Grêmio é hoje o 15º colocado no campeonato nacional graças a Vanderlei Luxemburgo e Paulo Pelaipe.

O treinador e o dirigente, sei lá com que ideia em suas cabeças, decidiram poupar quatro jogadores titulares para o jogo contra os reservas do Vasco no Rio de Janeiro.

Ora, o Grêmio não perdeu nem empatou contra o Bahia. Tudo indica que a classificação gremista contra o Bahia são favas contadas.

Por que, então, essa ideia esdrúxula de Luxemburgo de poupar Léo Gago, Gilberto Silva, Souza e Marcelo Moreno? Por quê?

Isto é um ato típico de quem não entende de futebol.

Havia uma desconfiança de que Luxemburgo estivesse superado como treinador. Esforcei-me para discernir que Luxemburgo era um treinador inteligente e, onde pude, aprovei sua contratação pelo Grêmio.

E Luxemburgo, com essa decisão absurda, deu razão aos que supuseram que ele estivesse superado.

Não tem explicação que o diretor Paulo Pelaipe tivesse permitido que o treinador cometesse esse desatino.

Paulo Pelaipe deu a entender, ao apoiar a decisão de Luxemburgo de poupar os titulares contra os reservas do Vasco, que não entende nada de futebol, que desconhece a importância do campeonato nacional, o mais importante certame para os grandes clubes brasileiros.

Eu vou pedir uma coisa a Vanderlei Luxemburgo: se é para continuar cometendo esse tipo de ato insano no Grêmio, peça demissão agora.

Senhor Luxemburgo, o Grêmio é um clube sofrido há mais de uma década. O Grêmio, por sua torcida, não suporta mais derrotas. E vem o Luxemburgo meter os pés pelas mãos e poupar titulares contra os reservas do Vasco!

Não dá para aceitar nem entender.

Tinha o Grêmio que jogar com os titulares até para entrosá-los para o jogo contra o Bahia.

É desanimador que o Grêmio venha gastando fortunas há muitos anos para tentar ser campeão brasileiro e Luxemburgo pratique esse absurdo, que foi condenado pela unanimidade dos jornalistas gaúchos. O próprio Cacalo, em sua coluna no Diário Gaúcho, classificou de tremendo equívoco a decisão de Luxemburgo.

E o Pelaipe não ter dito a Luxemburgo que ele estava cometendo um erro gravíssimo é mais desanimador ainda.

Ver o Grêmio ser assim dirigido por um treinador que toma tal infantil decisão e um diretor que a avaliza com brutal desconhecimento de futebol é anúncio de tragédia.

Se persistir esse tipo de condução do Grêmio, será trágica a trajetória do time no Brasileirão.

Não faça mais isso, senhor Luxemburgo. Vá fazer isso em outras paragens, em algum clube que não seja tão sofrido como o Grêmio dos últimos anos.

Quanto ao Pelaipe, seu aval a essa decisão canhestra é preocupante. É com esse tipo de visão que o Pelaipe comete atos de contratação e venda de jogadores do Grêmio?

Não façam mais isso com o Grêmio. Ninguém suporta mais, entre a torcida, tantos equívocos.

Se não souberem decidir em impasses, em dúvidas, telefonem para quem entende de futebol e aconselhem-se.

Assim como procederam, revelaram decepcionante despreparo.

Nenhum comentário: