sexta-feira, 25 de maio de 2012


Jaime Ciimeti

Os altos e baixos de uma mulher

Um rosto bonito, romance da escritora e roteirista canadense Lori Lansens, trata, acima de tudo, da imensa luta que uma mulher de meia-idade, Mary (lm67cm e 150 quilos), trava para encontrar seu marido e, ainda, para se reencontrar, depois de sofrer um enorme baque. Lori Lansens é conhecida internacionalmente por narrativas que levantam assuntos importantes.

No primeiro livro tratou do abandono de crianças pelos pais; no segundo, do nascimento de irmãs siamesas e, agora, fala de obesidade e amor-próprio, mostrando que todos podem obter sucesso e que rótulos foram feitos para serem transformados.

Mary trabalha numa farmácia, tem 43 anos e está se preparando para a comemoração de bodas de prata com o alto e bonito Jimmy Gooch. Contudo, ele, que ainda é tão belo quanto no dia do casamento, desaparece, deixando-lhe um curto e estranho bilhete e uma conta com razoável quantia.

Vinte e cinco mil dólares. Ela não tem filhos, amigos, dinheiro e perspectivas. Tem um enorme sentimento de culpa, um complexo de inferioridade gigante e pouquíssimas alegrias na vida além de comer. No início altamente confusa e amedrontada, começa a perceber que o sumiço do amado não é temporário. Ela simplesmente foi abandonada e despertada repentinamente da inércia inerente à sua personalidade.

Mary nunca esteve em um aeroporto, não sabe usar celular e se assusta com qualquer problema financeiro. Isolada do mundo, assustada, mas meiga e determinada, Mary conquista os leitores, até divertindo-os com seus desejos alimentares que a assolam a todo momento. Busca incessante pelo corpo perfeito, não aceitação das pessoas, estar ou não apaixonado e outras questões vão surgindo, depois que ela decide ir atrás de Jimmy.

Mary deixa a pequena Leaford, no interior do Canadá, vai a Toronto e depois a Los Angeles, faz amigos, descobre que em sua vida faltava mais que marido. Faltava respeito, aceitação, amor-próprio e autoestima. Vítima do “complexo do rosto bonito”, Mary vai atrás do tempo perdido, de si mesma, procura mudanças e quer se livrar do medo. Enfim, um relato sensível mas cômico sobre obesidade, esse mal universal que anda por aí, fazendo sofrer e engolindo milhões.

Um romance que mostra com acuidade a conexão entre um corpo obeso e um espírito sufocado pela solidão e a busca por novo “eu”. Bertrand Brasil, tradução de Fak Azevedo, 406 páginas, R$ 49,00.

Nenhum comentário: