sábado, 26 de maio de 2012



27 de maio de 2012 | N° 17082
ARTIGOS - Cláudio Brito*

Toda torta

Invertida, errada, esquisita, toda torta.

Assim nasceu e se arrasta a CPI mista que pretende desvendar ao país as falcatruas cometidas pela quadrilha do Cachoeira. Alguns dos deputados e senadores integrantes da comissão querem mesmo a exposição ao silêncio constitucional dos acusados, em troca de alguns minutos de pretensa brilhatura verborrágica ante as câmeras e os microfones.

Já é antiga a estratégia de se fazer da sala das audiências e sessões um palanque reservado à promoção pessoal. Se o propósito for o de fazer espetáculo, passar por engraçadinho algumas vezes, arrancar sorrisos e merecer algum espaço nos jornais impressos ou virtuais, então estarão no lucro alguns dos pretensiosos. Contribuição à finalidade verdadeira de uma CPI, nenhuma.

Instrumento que deveria servir para o engrandecimento da atividade parlamentar, confirmação de um conjunto de prerrogativas de que são detentores os representantes eleitos pelo povo, as comissões de inquérito têm se prestado ao desencanto e à certeza da impunidade. Não por sua natureza, que foi concebida para apurar a verdade de fato determinado em prazo certo, mas pela distorção praticada por seus integrantes. Em todas as CPIs, infelizmente.

Começar uma investigação parlamentar pelo exame e repetição de conteúdo de inquéritos policiais ou investigações realizadas pelo Ministério Público é a inversão mais gritante. O roteiro singelo a ser seguido está escrito com clareza suficiente na Constituição Federal.

Ali, sem margem à dúvida, a ordem dos trabalhos estabelece que o Ministério Público será o destinatário das conclusões da CPI. Tentou-se fazer o contrário, com a estranha e descabida convocação do procurador-geral da República para explicar o que fizera ou deixara de fazer com as informações que detinha, oriundas de operações da Polícia Federal. Tudo sobre exatamente os mesmos fatos que a CPI mista promete apurar.

A rigor, a CPI do Ca-choeira tem demonstrado sua desnecessidade. Já estão no Supremo Tribunal Federal todas as gravações de interceptações telefônicas, documentos e alguns depoimentos que a Polícia Federal produziu e continua a produzir.

O Ministério Público tem todos os dados necessários para propor as medidas que entender cabíveis. No tempo e no foro adequados. Querer investigar a investigação é o disparate da CPI. Até parece que os deputados e senadores temem o que possa conter o material já remetido à Justiça. Então, valem-se da CPI para bisbilhotar as peças investigatórias ainda protegidas pelo sigilo.

Uma CPI não deveria ser para se perder tempo. Uma investigação parlamentar bem conduzida seria apenas a coleta de informações para futuros procedimentos de outros órgãos e poderes. Não há julgamento em uma CPI. Mesmo o julgamento político acontece em outras instâncias.

Uma CPI não é um tribunal, nem deveria ser uma casa de espetáculos. Pena que se fuja da finalidade real de uma CPI. Bem usada, trata-se de ferramenta indispensável à realização da democracia, pois deve ser arma à disposição das minorias. A nada chega uma CPI, no entanto, se apenas quer teatralizar o roteiro que a investigação policial já traçou. Uma CPI assim nasce torta. Toda torta.

claudio.brito@rdgaucha.com.br

Nenhum comentário: