sexta-feira, 11 de julho de 2025


11 de Julho de 2025
EDITORIAL

Do forno à mesa

Acompanhar o calendário gastronômico é sempre uma satisfação. Algumas das datas representam a cultura de um país inteiro, de um hábito muito consistente e de um valor identitário enraizado socialmente. O Dia Mundial da Pizza, celebrado em 10 de julho, está entre elas. Cada prato narra uma história. E informações sobre a origem podem não ocupar o imaginário das pessoas. 

Mas é fato que, ao pedirmos um delivery ou escolhermos uma pizzaria para conhecer ou revisitar, corroboramos com a consolidação de uma refeição que surgiu há séculos. Dados recentes da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) estimam que cerca de 1,9 milhão de pizzas são produzidas por dia no país.

O padrão como conhecemos atualmente surgiu em Nápoles, no sul da Itália. Ao longo dos anos, recebeu reinterpretações e inovações, agregando ingredientes, formatos e modos de preparo. Com receitas clássicas e autorais, o sabor agrada diferentes paladares, demonstrando o poder que boas combinações têm. 

Não à toa, os brasileiros estão entre os principais consumidores do mundo e o mercado expande, com fatias vegetarianas, veganas e sem glúten. O marco, portanto, é uma homenagem aos pizzaiolos, à criatividade culinária, à inclusão alimentar, às tradições, à geração de empregos, à gastronomia democrática, à mesa farta. Transcende o disco de massa. É um fenômeno global afetivo e econômico. Buon appetito e boa leitura! _

Daiani Aguiar

Analista de Conteúdo

Nenhum comentário: