segunda-feira, 26 de novembro de 2018



26 DE NOVEMBRO DE 2018

DAVID COIMBRA

Nas redes na segunda-feira

Não entendo essa gente que posta foto de cachorro nas redes sociais. Criança, tudo bem. Crianças são filhotes de Homo sapiens, a nossa sabida espécie. Mas, cachorro? E quase sempre são aqueles cachorrinhos de apartamento, pequenos, peludos, feios. Sei que as pessoas amam seus bichinhos de estimação, também tive vários, tive até uma codorna, que é tão feia quanto um cachorro de apartamento, e a amei e amei-os todos, mas não ficaria mostrando foto deles para outras pessoas. Vou contar uma verdade dura até para uma segunda-feira: ninguém se interessa pelos bichos de estimação dos outros. Ninguém.

A mesma coisa os pés. Por que as pessoas publicam fotos de seus próprios pés? É verdade que existem amantes de pés, inclusive já escrevi sobre o Tarado do Pé, que atuava solertemente na noite de Porto Alegre, gemendo entre artelhos, lambendo calcanhares, cheirando tornozelos, mas, em geral, essa não é a parte mais admirada do corpo humano. Ao contrário. É difícil você encontrar um pé formoso, sem calos e outras imperfeições típicas de um membro que passa o dia inteiro sustentando o nosso peso e roçando humildemente pelo chão.

Pés estranhos há em abundância. A Naomi Campbell, aquela modelo inglesa altiva como uma imperatriz, negra de pele lisa e reluzente de sair faísca, olhos amendoados e boca carnuda de bergamota poncã, você olha para a Naomi Campbell e chega a estremecer de medo, tão linda ela é. Mas seus pés ostentam joanetes do tamanho de bolas de pingue-pongue.

Uma vez, uma revista, não lembro se a Placar, a Realidade ou a Manchete, publicou uma matéria sobre o pé mais importante da história do Brasil: o pé do Pelé. Havia uma foto de página inteira, em cores, do pé do homem. Horrível. Mas, tudo bem, aquele pé marcou mais de 1,2 mil gols. Depois, a Xuxa, que namorou com o Pelé, disse que o pé dele era a coisa mais feia que vira na vida. Pelé respondeu:

- Se ela se lembra do meu pé, imagina do resto.

Nem precisava de resposta. O pé do Pelé é perfeito. Palmas para o pé do Pelé.

Outra foto que me intriga nas redes é a do elevador. As mulheres, sobretudo elas, entram num elevador, miram-se no espelho e pensam: "Tenho de me fotografar neste elevador e colocar no Instagram. As pessoas precisam ver que estou andando neste elevador. Olha só: que elevador!".

Por que, meu Deus?

Segunda-feira é bem dia de bater foto em elevador.

Não bastasse isso, alguns fazem efeitos especiais nas fotos e se colocam focinho e orelhas de cachorro. Sério, eles fazem isso.

E tem ainda aqueles que botam fotos fechadas deles mesmos, tipo 3 x 4. Você não está fazendo nada de especial, não está em nenhum lugar diferente, nem mesmo dentro de um elevador. A foto é apenas do seu rosto, nada mais. E você vai lá e publica para o mundo contemplar. Por que as pessoas quereriam ver sua cara? Se você fosse a Irina Shayk, aí, sim, tudo certo. Alguém vê uma foto da Irina Shayk, aqueles olhos verdes-mar, aquela boca lúbrica, aquele ar enigmático de mulher que faz maldades e diz:

- Ai. Só que você não é a Irina Shayk! Você é? aí vai outra verdade dura de segunda-feira? você. As redes. Às vezes, elas são um mistério. Da próxima vez que entrar em um elevador, vou tirar uma foto. Quero ver se é bom mesmo.

DAVID COIMBRA

2 comentários:

Unknown disse...

Falta do que escrever...quanta imbecilidade,o que tem que se meter no que os outros fazem.... coisa idiota!!

Paulo disse...

É um idiota. Quer ibope. O programa que ele participa tem baixo ibope por causa dele.
Só fala nos filhos e na vida pessoal como se alguém se interessasse por esta merda.
Troco a estação quando começa.