sábado, 14 de novembro de 2009



Peso e etnia influenciam comportamento sexual de garotas

Estudo americano diz que as gordinhas usam menos camisinha. Já entre as de origem latinas, o comportamento sexual de risco é grande para meninas acima, abaixo ou com peso normal

Segundo pesquisa dos Estados Unidos, meninas que se sentem acima ou abaixo do peso usam menos camisinha

A etnia de uma adolescente e seu peso (real ou a percepção que ela tem dele) desempenham um importante papel em seu comportamento sexual, principalmente nas relações de risco. É o que sugere um estudo da Universidade de Pittsburgh publicada na Pediatrics, segundo o site ScienceDaily.

Das cerca de 7.200 garotas que responderam à pesquisa em 2005, metade disse nunca ter tido relações sexuais. Das garotas sexualmente ativas, as com sobrepeso, ou que pensavam estar acima do peso, usavam menos camisinha do que as que tinham peso normal. As meninas abaixo do peso também eram menos propensas a usar preservativo.

O estudo também mostra que as origens étnicas influenciam a atividade sexual das meninas e seu grau de risco. As de origem caucasiana que acreditavam estar abaixo do peso eram mais propensas a ter relações sexuais, tendo quatro ou mais parceiros. Aquelas acima do peso relataram usar menos o preservativo.

Dentre as afrodescendentes, as magrinhas estavam mais propensas a usar camisinha enquanto as gordinhas disseram ter tido quatro ou mais parceiros sexuais. Já as de origem latina, seja qual fosse o peso, estavam mais propensas a se aventurarem em relações de risco: rejeitando a camisinha ou a pílula anticoncepcional, transando antes dos 13 anos, tendo mais de quatro parceiros sexuais e/ou fazendo uso de bebidas alcoólicas.

"Esse estudo contribuirá para a educação sexual porque mostra como as regras sociais em relação ao corpo, peso e ascendência podem influenciar na decisão sexual dos adolescentes. Saber como uma menina percebe o seu peso pode ser tão importante quanto saber o seu peso real", diz Aletha Akers, que liderou a pesquisa.

Nenhum comentário: