segunda-feira, 16 de novembro de 2009



Bombeiro resgata família

Diante de carro submerso em Pedro Osório, Gerson Silva se jogou na água e evitou tragédia

Quando se formou como bombeiro, Gerson Luis Castro da Silva, 31 anos, já tinha a certeza de que a paixão pela profissão estava no sangue. Na manhã do último sábado, quando viajava de férias, ele recebeu mais uma prova ao salvar quatro pessoas, incluindo um bebê de um ano. O motorista do veículo não resistiu e morreu.

O acidente ocorreu em Pedro Osório, na rodovia Jaguarão-Camaquã (BR-116). Ao se aproximar do local, o bombeiro, que viajava de Pelotas a Jaguarão com a mulher e o filho, percebeu um veículo que havia caído no barranco e estava quase todo submerso. Dentro do carro, uma pessoa gritava por socorro. Gerson acionou imediatamente o resgate da rodovia.

– Tinha chovido muito. Sabia que o carro ia ficar submerso rapidamente. Passei o telefone para minha mulher e resolvi entrar na água – conta.

Fora do carro, duas mulheres, que se seguravam em uma cerca dentro da água, gritavam para que ele salvasse um bebê.

A correnteza era muito forte e Gerson lutou várias vezes para chegar perto do carro. O acesso ao veículo era difícil porque havia muitos espinhos em volta, além de ferros retorcidos e vidros quebrados. O bombeiro se cortou diversas vezes, mas conseguiu chegar e retirar uma das vítimas.

– Tinha medo de que as mulheres não suportassem a força da correnteza e se soltassem da cerca. Quando olhei para elas, vi ao longe alguém acenando com algo no colo – conta.

Era o bebê, que, depois de ser carregado pela água cerca de 300 metros, foi encontrado por um morador. O bombeiro gritou para que a mulher, Denise Gamio Dias, 33 anos, enfermeira, socorresse a criança. Juntos eles tentavam reanimar o bebê, que havia engolido muita água, quando Gerson soube que o motorista, Rodrigo Alves Duarte, 27 anos, ainda estava preso no carro. O bombeiro se jogou outra vez na água. Várias vezes o bombeiro foi jogado para longe do veículo.

– Tive medo de não conseguir vencer a correnteza – relata.

Quando conseguiu se prender ao automóvel, ele quebrou os vidros com as mãos. Com o motorista preso em uma corda, Silva venceu a correnteza sozinho.

– Nunca passei por nada assim. Sempre temos uma equipe, além dos equipamentos. Dessa vez, minha família foi a minha equipe.

Enquanto tudo acontecia, o filho de Silva, Bruno Menezes da Silva, de nove anos, fazia a sua parte.

– Tentei acalmar as pessoas que estavam fora da água. Para mim, meu pai foi um herói.

Com a chegada do socorro, toda a família foi atendida. O motorista não resistiu e morreu no local. O bebê foi internado em estado grave no hospital de Pelotas e transferido para o Hospital das Clínicas, na Capital.

leticia.mendes@zerohora.com.br

Uma gostosa segunda-feira e uma linda semana para você

Nenhum comentário: