02 DE SETEMBRO DE 2019
ACAMPAMENTO
Cidade farroupilha ganha forma
O domingo ensolarado foi de trabalho frenético em um pedaço de Porto Alegre, onde uma cidade está sendo erguida: o Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, no bairro Praia de Belas.
Os sons de martelos e de serras elétricas e o vaivém de carros de entregas de materiais foram intensos na corrida contra o tempo, já que o prazo dado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para a conclusão das estruturas terminou ontem.
Um dos pontos inconclusos pela manhã era justamente a sede da administração do acampamento. Bem-humorado, Paulo Guimarães, secretário do MTG e voluntário no local, explicou:
- Como tínhamos que otimizar custos, tudo foi sendo feito aos poucos e por etapas. Como isso aqui é uma cidade sendo construída, ela apresenta todos os problemas naturais de uma cidade: é cano de água que estoura, é buraco que abre no meio da rua e impede os caminhões de passar, é fio de luz que não passa onde devia passar. Mas temos boa vontade e abraçamos os desafios com muito respeito pelos acampados.
Conforme o secretário do MTG, cerca de 90% da obras no acampamento já estavam concluídas na manhã de domingo.
O cronograma estipulado pelo movimento determinou que todas as entidades terminassem os trabalhos a fim de liberar para a inspeção do Corpo de Bombeiros a partir de hoje.
No Piquete Estrela Gaudéria, o servidor público Ademir Rodrigues, 54 anos, comandava a finalização dos serviços:
- Está bem encaminhado. Falta instalar a parte elétrica e puxar as mangueiras de água.
Em volta de Rodrigues, além dos trabalhadores oficiais, Isadora, cinco anos, corria de um lado para outro com pequenos pedaços de madeira nas mãos. O entusiasmo pelo fim da obra tem motivo especial: amanhã, a menina completa seis anos.
Prevenção
Junto à praça de alimentação, que conta com 40 pontos de venda, Leandro Medeiros, 58 anos, finalizava a colocação de chão de madeira. Há 20 anos trabalhando nas atividades do acampamento, o morador de Canoas apresentou seu currículo:
- Sou marceneiro, motorista, eletricista, garçom. Faço de tudo.
Conforme a assessoria do MTG, a praça de alimentação está funcionando mesmo antes da inspeção dos bombeiros porque conta com a proteção do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI) do próprio acampamento.
Enquanto uns corriam para erguer o restante do lugarejo, outros já se preparavam para receber convidados para o almoço dominical. No piquete Fazendo Tubiano, costelões já ardiam no fogo desde cedo. A previsão de Geraldo da Silva, 37 anos, era conseguir servir por volta das 14h.
Além das 340 estruturas montadas por entidades como piquetes e CTGs, o acampamento conta com postos de serviços como da Polícia Civil, da Brigada Militar, de saúde, da Justiça e de distribuição de bebidas. Para os visitantes, a organização do evento alugou 130 banheiros químicos. Para atender as entidades, cada acampado tem que alugar separadamente quantos desejar.
A programação oficial dos festejos começa dia 7 de setembro, com a chegada da chama crioula. Neste ano, o tema do Acampamento Farroupilha é Vida e Obra de Paixão Côrtes, morto em 2018 aos 91 anos.
ADRIANA IRION
Nenhum comentário:
Postar um comentário