sábado, 4 de novembro de 2017



04 DE NOVEMBRO DE 2017
CLÁUDIA LAITANO

ELA DISSE, EU DISSE


Os personagens na berlinda mudam, mas a discussão e o desfecho - a conclusão de que provavelmente nunca vamos concordar - em geral são os mesmos. Aconteceu de novo nos últimos dias, quando vieram à tona as acusações de assédio sexual envolvendo os atores Kevin Spacey e Dustin Hoffman e outras figuras de destaque de Hollywood, na esteira das denúncias em série contra o produtor Harvey Weinstein.

Minha filha de 19 anos não tem dúvidas de que Kevin Spacey merece todas as desgraças que desabaram sobre sua cabeça desde que o ator Anthony Rapp revelou ter sofrido uma tentativa de abuso sexual em 1986 - quando ele tinha apenas 14 anos, e o astro de House of Cards, 27. Sem entrar no mérito da denúncia neste caso em particular, faço parte da geração que, por princípio, se assusta com a velocidade com que acusações, veredictos e sentenças são expedidos no tribunal da internet.

O argumento dela: errou, tem que responder pelo erro. O meu argumento: nem todos os erros têm a mesma gravidade, e o linchamento virtual tende a tratar o estupro e a cantada inconveniente ou inapropriada da mesma forma. O argumento dela: a internet não condena ou pune, apenas dá repercussão ao que as pessoas estão dizendo. O meu argumento: em muitos casos, a pena é a própria repercussão, e um tweet pode ser tão mortal quanto uma cadeira elétrica para uma reputação. O argumento dela: quem não deve não teme. A minha dúvida: e se uma pessoa for acusada injustamente? A certeza dela: se for inocente, vai conseguir provar, e se não for, vão aparecer outras denúncias. (Aqui, ponto para ela: depois da primeira acusação contra Kevin Spacey vieram outras, sempre de atores muito jovens na época do assédio.)

Para ela, criador e criação se confundem. Para mim, não há problema algum em continuar gostando de uma obra produzida por um canalha. (Todas as obras são maiores e melhores do que os seus autores.) Ou seja: se dependesse de mim, a série House of Cards não seria cancelada.

O fato de já sabermos, antecipadamente, que não vamos concordar não nos tira o interesse de falar sobre esse e outros assuntos. Pelo contrário. Considero um privilégio ter uma interlocutora qualificada de 19 anos, mesmo que nem sempre, ou quase nunca, concorde com ela sobre assuntos que envolvem a maneira como as pessoas se expressam e se relacionam nas redes sociais. O exercício de tentar compreender como o seu raciocínio e seu sistema de valores operam em situações práticas me ajuda a entender não apenas como ela e boa parte da sua geração pensam, mas também por que eu e boa parte das pessoas da minha idade pensamos e sentimos de um jeito tão diferente.

A origem desse desacordo é a forma como a geração dela e a minha se relacionam com a vida virtual. Quem já era adulto quando a internet surgiu nunca se sentirá completamente confortável nesse ambiente caótico em que público e privado se embaralham ou sequer fazem sentido em separado. Para os nativos digitais, o ruído e a estridência são a trilha sonora a que seus ouvidos foram habituados desde o berço. Eles acreditam que esse caos se autorregula através de uma lógica própria nem sempre evidente para olhares destreinados.

Seus pais desejam, de coração, que eles estejam certos.

CLÁUDIA LAITANO

Nenhum comentário: