07 DE SETEMBRO DE 2019
CAROLINA BAHIA
Aeroportos à venda
Os projetos de privatização de estatais de peso, como Correios, Casa da Moeda e Trensurb, ainda têm um longo caminho pela frente. Assessor especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Wesley Cardia conversou com a coluna:
1) Pelo ar - Para tornar o negócio atrativo, os aeroportos de Bagé, Uruguaiana e Pelotas integram o Bloco Sul, formado por terminais mais interessantes para os compradores, como o de Curitiba. O leilão está previsto para o primeiro semestre de 2020.
2) Nos trilhos - Um limite para o valor das passagens do trensurb vai fazer parte do edital. Ainda não está certo se o governo participará com algum subsídio ao preço.
3) Correspondência - Ainda não há modelagem para o leilão dos Correios. Para tornar a empresa mais enxuta, se estuda a possibilidade de realocar os funcionários em outras estatais.
Amor à biografia
Quem conhece as entranhas do Ministério Público e do Judiciário aposta que o novo procurador-geral da República, Augusto Aras, acenou com mundos e fundos para o presidente Jair Bolsonaro, mas não vai entregar tudo o que prometeu. Um primeiro sinal poderá ser observado durante a sabatina no Senado. Uma vez à frente da PGR, e blindado por um mandato de dois anos, estará muito mais preocupado com o destino de sua biografia do que em servir ao governo.
O último PGR a agir totalmente a favor do Planalto foi Geraldo Brindeiro, que entrou para a história como engavetador-geral da República durante o governo FHC. O temor de investigadores é de que Bolsonaro tenha fechado mais uma ponta na ânsia de enquadrar os órgãos de controle. Depois da Receita, do Coaf e da PGR, o próximo alvo deve ser a PF. Enquanto isso, chama atenção o constrangedor silêncio do ministro da Justiça, Sergio Moro.
CAROLINA BAHIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário