sexta-feira, 15 de junho de 2012


Luíza Karam é repórter de ÉPOCA em São Paulo.

Um clichê do Dia dos Namorados. Só que ao contrário
 
Chegou o dia dos namorados. Abriu-se o cirquinho dos chavões. É impressionante como as pessoas se amam demais. Querem contar pra todo mundo que o parceiro é ideal, que o romance é profundo, que a alegria é plena. Tudo bem, cada data com suas peculiaridades. Acontece que aqueles dizeres que estampam almofadas com bracinhos e bichos de pelúcia parecem tão… superficiais. O dia vira exclusivamente comercial.

Sem abrir mão da estética lugar-comum, mas na contramão dos meros blablablá, a escritora Bruna Beber resolveu mergulhar no tema. Relatou o cenário dos românticos de um jeito diferente, muito mais sensato, e aprofundou as verdadeiras questões de quem resolve se comprometer.

A escritora Bruna Beber (Foto: Edy Beny)

Com a ajuda das amigas Daniela Arrais e Luiza Voll, Bruna, 28, transformou uma reflexão particular sobre namoro num verdadeiro manifesto, por escrito. Deixou seu texto parecido com orientações de autoajuda (só que sábias), do tipo: “Não tenha a obrigação de corresponder às expectativas do outro em todos os momentos. Ele as criou. Não o obrigue a corresponder às suas expectativas em todos os momentos. Você as criou”. Juntou a isso algumas imagens fofas e criou um Power Point, igualzinho àqueles que a gente (ainda) recebe nas correntes de e-mail. Com direito até à fonte Comic Sans.

“Me incomodava ouvir meus amigos reclamando ‘Ah, quero namorar!’ ou ‘Quero encontrar alguém exatamente assim’. Eu acho que não é por aí. Essas coisas simplesmente acontecem”, diz Bruna. Ela vinha observando os relacionamentos dos outros e os dela mesma há algum tempo.

Aí, em fevereiro, botou tudo no papel. Escreveu por 40 minutos e enviou pros amigos. Teve gente que pensou que fosse autoajuda estrangeira, outros nem acreditaram quando ela se acusou como autora. “Fiz questão dos clichês”, conta ela que já escreveu três livros de poesia — no fim deste ano, lança mais um — e já ganhou até prêmio de revelação literária.

A jornalista Daniela Arrais incentivou a amiga a investir na linguagem de Power Point, para publicar como corrente no Dia dos Namorados. O resultado é um sarro recheado de verdades e sensibilidade. Mostra uma forma de encarar os relacionamentos como uma construção do dia a dia, em que mais vale o respeito mútuo — exatamente como Bruna enxerga o amor. “Relacionamento é difícil. A gente tem de estar junto porque quer muito.”

Aqui embaixo, o Power Point da Bruna. Logo em seguida, um poema de Balés, o segundo livro dela, que foi escolhido especialmente pra esta data.


artigos para presente
aos corações namorados
desejo uma forração de pneu
para tratores, é desnivelada
a estrada do amor
e o raro dom de transformar
as máquinas pesadas de convivência
em miniaturas de máquinas pesadas
da convivência
uma jaqueta corta-frio para distâncias
convenientes e forçadas, brigas de quarta
série primária e joguinhos de salão
ao relento. já aos corações devotados
aos seus corações namorados desejo,
sobretudo, o enrosco, aquele laço fatal
do nenhenhem do carinho e o tempo
medido por um relógio de pulso quebrado.

Nenhum comentário: