quarta-feira, 20 de junho de 2012



20 de junho de 2012 | N° 17106
DIANA CORSO

Ao pé da letra

Elize Matsunaga descobriu que seu marido a estava traindo. O casal passou pelos desentendimentos usuais de um fim de relação, brigas, ódios, vontade de destruir aquele que ousou deixar de amar. Mas ela radicalizou: matou Marcos, esquartejou seu corpo, espalhando seus pedaços por vários lugares. Uma monstruosidade. Como é possível tanta frieza? De onde ela tirou forças para despedaçar um homem, como pôde fazer algo tão isento de humanidade?

Não sei, nem me cabe diagnosticar a assassina confessa desta história, mas posso afirmar que a loucura, quando irrompe, ofuscando todas as razões que restam a alguém, dota sua vítima de força e determinação incontroláveis. O que não torna crimes cometidos, nesse estado de espírito, defensáveis ou justificáveis. Nas pessoas ditas normais, isso ocorre em situações limite, urgentes: guerras, violência urbana, doenças, em que surgem forças e iniciativa que se desconhecia ter.

Uma pessoa abandonada, substituída no coração daquele que ama, pode sentir-se desmanchar. O amor não é apenas um momento de prazer, cumplicidade ou companhia, também é dele que provém a identidade. Declaramos nosso “estado civil”, ou seja, existe alguém que atesta publicamente nos amar e viver conosco.

Depois de um rompimento, aquele que deixou de ser amado sente-se nada, um dejeto. Pensa que nunca mais será escolhido, seus atrativos desaparecem. Todo mundo já passou por isso alguma vez. Situação difícil, costuma deixar um legado de lágrimas, lamúria, depressão. Ou pior.

Estamos acostumados a ver homens enlouquecerem por ciúmes, desesperados mediante separações que não aceitam. Não é incomum que assassinem suas ex-parceiras, quando não chacinam os frutos daquela relação. Os filhos lembram a desgraçada que me abandonou, devem também desaparecer.

Talvez seja pelo costume, de uma sociedade machista na qual a honra do homem tinha legitimidade jurídica para ser lavada, que não nos horrorize tanto. A masculinidade sempre foi mais ativa, às mulheres cabe definhar.

Elize reagiu como uma vingadora. Louca, como ficam esses homens que matam a família inteira, tirou forças dessa situação limite que nos transforma em heróis ou monstros. Seu mundo se desfez, passou, provavelmente a funcionar com uma lógica delirante. Tomou a desgraça ao pé da letra, se era para dividir seu homem, repartiu-o por São Paulo. Neste caso, aparentemente o resultado foi um surto: Marcos Matsunaga tornou-se de todos e de ninguém. Assim, literalmente.

Nenhum comentário: