sábado, 23 de junho de 2012



24 de junho de 2012 | N° 17110
PAULO SANT’ANA

O sorriso

Um grande facilitador para a existência de qualquer pessoa é o sorriso.

O sorriso abre portas, o sorriso instala e conserva as boas relações.

Não custa nada sorrir, mas algumas pessoas se esquecem de que o sorriso torna-as mais felizes e faz mais felizes as pessoas com quem se encontram ou conversam.

Certa vez, fui a uma conferência em que foram apresentadas 10 pessoas bem-sucedidas em suas carreiras. Elas foram chamadas a subir ao palco e lá se viu que todas elas eram permanentemente sorridentes.

Por outra parte, a vida das pessoas que não costumam sorrir, a vida dos sorumbáticos, dos tristes, dos melancólicos, é uma vida muito mais difícil e complicada.

É fácil sorrir. Basta abrir os lábios e mostrar os dentes. No entanto, algumas pessoas se acostumaram a não sorrir, passam a vida inteira sem brindar seus circunstantes com seu sorriso.

Lembro-me de um samba antológico que começa assim:

Sorriu para mim

Não disse nada porém

Fez um jeitinho

De quem quer voltar.

Não se paga pedágio para sorrir. Tenho esperança de que algumas pessoas que leem esta coluna, depois de lerem estas linhas, vão deixar de ser casmurras, vão se acostumar a sorrir para os outros.

Fiz até uma experiência comigo próprio, eu que tenho paralisia facial e sinto vergonha de sorrir porque minha boca se entorta ainda mais se vou sorrir.

A experiência que fiz: acostumei-me a sorrir quando estou sozinho. Sorrio, sorrio, sorrio, sozinho, como se fosse um louco. E saibam que me senti muito mais feliz depois disso!

Arrisco-me até a dizer que quem não sorri não pode ser feliz. Além disso, sorrir faz a felicidade dos outros, dos que olham para seu sorriso.

O sorriso é um gesto tão milagroso, que quando você pergunta a uma pessoa algo que ela pode responder com um “sim” ou um “não”, essa pessoa nem precisa falar: se ela se calar e emitir um sorriso, quis dizer sim. E, se ela se calar e não sorrir, quer dizer não.

Ou seja, o sorriso é afirmativo como um sim, o não sorriso sempre ou quase sempre quer dizer não.

Temos, então, que o sorriso é também uma linguagem de otimismo, de afirmação, de esperança, de luz jorrando sobre as relações humanas.

O simples sorriso cativa as outras pessoas. Sorrir quer dizer que quem sorri está de bem com a vida. Mas, se estiver de mal com a vida, teoricamente sem motivo para sorrir, a pessoa tem de sorrir para melhorar a sua vida e sair do baixo-astral em que se encontra.

Sorrir é um milagre da convivência, um prodígio dos melhores prenúncios de ventura, uma receita que ruma à felicidade.

Sorria, não custa nada, meu leitor ou leitora.

Não custa nada e só produz bons frutos e até lucro.

Nenhum comentário: