quarta-feira, 27 de junho de 2012



27 de junho de 2012 | N° 17113
PAULO SANT’ANA

O cão leitor

Vocês se lembram da história que contei aqui, com foto, de um cavalo no cemitério?

Pois, incrivelmente, aquele cavalo, cujo dono havia morrido já fazia meses, saía de sua estrebaria, a 800 metros de distância do cemitério, e ia até o túmulo do seu ex-dono, todos os dias pela manhã.

O Araujo me conta agora, aqui na sala, a história do cão japonês que todos os dias ia até a estação do trem, às 17h, esperar seu dono, que chegava de um lugar distante.

O dono do cão, um japonês, veio a morrer. E, durante dois anos, todos os dias, às 17h em ponto, o cão continuava a ir à estação de trem para esperar seu ex-dono.

Os ferroviários, com pena do cão, davam-lhe de comer e beber.

Que saudade do ex-dono! E que fidelidade canina.

Estou recordando essas duas histórias para que os meus leitores acreditem no que vou lhes contar agora.

Anteontem, no Shopping Paseo da Zona Sul, uma moça de seus 26 anos, acompanhada da mãe, me contou uma história fantástica, inacreditável, que me diz respeito.

Todos os dias pela manhã, quando o entregador de Zero Hora deixa o jornal na casa dessa moça, o cão dela, de nome Pierre, um pastor alemão, escarafuncha no chão o jornal, abrindo-o e separando os cadernos.

Até que Pierre, o cão mágico do bairro Floresta, encontra na penúltima página a minha coluna. E, quando dá de cara com a minha coluna, ele começa a engolir a minha coluna aos pedaços, de tal sorte que a moça, dona do cão, já pediu para o entregador deixar o jornal em outra peça da casa, a que o cão Pierre não tem acesso. Porque senão o cão devora a coluna e a moça que é a assinante não poderá ler minha coluna.

Eu perguntei cinco vezes à moça se o que ela estava contando era verdade. Ela jurou que era verdade e pediu o testemunho de sua mãe, que confirmou o fato inteiramente.

Quando ouvi estarrecido a história, fiquei, então, sabendo por que alguns leitores que são perguntados pelo nosso call center se gostam da minha coluna respondem: “É boa pra cachorro!”.

Para que não digam as más línguas que estou mentindo, junto a estas linhas provas testemunhais e referenciais: a moça, dona do cão Pierre, tem o nome de Daiane Viana, é estilista e reside no bairro Floresta. Também é testemunha do fato o senhor Almir Araújo. E testemunha ocular, inúmeras vezes, do acontecimento é também Mara Viana, mãe da moça dona do cachorro.

Depois de saber desse fato, fiquei feliz, achando que este mundo não é tão cão quanto propagam.

E me diz o Nílson Souza, aqui do meu lado, que, no Menino Deus, há um cão pitbull que acha também minha coluna no jornal e faz sujeira em cima dela.

Nenhum comentário: