sábado, 16 de junho de 2012


CRÍTICA MÚSICA ERUDITA

Concerto leve e preciso evoca a despretensão das canções caipiras

Encomendada pela Osesp, criação de Paulo Bellinati ganha corpo com refinamento do Brasil Guitar Duo

SIDNEY MOLINA - CRÍTICO DA FOLHA

Antes de morrer, o escritor italiano Ítalo Calvino (1923-85) deixou pronto o texto de cinco de suas "propostas para o novo milênio".

Duas delas, "leveza" e "exatidão", parecem pontuar o "Concerto para Dois Violões", do paulista Paulo Bellinati, encomenda da Osesp estreada anteontem pelo Brasil Guitar Duo (João Luiz e Douglas Lora) sob a regência de Giancarlo Guerrero.

Já faz tempo que o violão que sai de São Paulo encanta o mundo, seja pela criatividade de Garoto (1915-55) e Dilermando Reis (1916-77) ou pelo papel de professores como Isaías Savio (1900-77) e Henrique Pinto (1941-2010).

Bellinati é herdeiro disso tudo: responsável pela principal edição de Garoto, suas composições têm renovado programas de concerto em todos os continentes.

Em três movimentos -"Toada", "Moda de Viola" e "Ponteado"-, o concerto evoca a música caipira. É leve, exato e despretensioso.

Trata a orquestra sem ousadias, qual um caipira desconfiado daquela gente toda no palco, mas a escrita violonística é madura e pessoal.

A referência internacional para os duos de violões tem sido, nos últimos 30 anos, os irmãos paulistas Sérgio e Odair Assad. João Luiz e Lora representam a continuidade dessa linha evolutiva.

Sintetizam o toque energético e refinado dos antigos com o swing contemporâneo. Seus arranjos e composições passam sempre pela escrita e transcendem o violonismo "fácil" de melodias cifradas.

NOITE ITALIANA

Antes e depois de Bellinati, a noite foi italiana: "Abertura de Guilherme Tell", de Rossini (1792-1868), e duas obras de Respighi (1879-36), "As Fontes de Roma" e
"Belkis, a Rainha de Sabá".

Em um encontro promovido pela Folha, em 2010, o maestro Guerrero confessou ser fã de Rush e Deep Purple.

Sempre preciso, torna palatável o orientalismo de "Belkis", mas deixa pouco maleáveis certas frases de "As Fontes de Roma", obra gravada em CD da orquestra.

Faz parte da missão da Osesp dar espaço a todas as forças musicais da atualidade.
E prestigiar o violão é o reconhecimento de que suas sutilezas e ressonâncias podem também ajudar a traçar os caminhos da música.

CONCERTO PARA 2 VIOLÕES
QUANDO hoje, às 16h30
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nº; tel. 0/xx/11/3223-3966)
QUANTO de R$26 a R$149
CLASSIFICAÇÃO sete anos
AVALIAÇÃO bom

Nenhum comentário: