segunda-feira, 8 de julho de 2024



08 DE JULHO DE 2024
ACERTO DE CONTAS

Doações puxam venda de roupas e calçados na Capital

O principal motivo apontado para o resultado positivo, citado por 37,5% destes lojistas, é que os clientes disseram estar repondo o que foi doado. Na sequência, com 21,9% das respostas, estão: ter sido opção de compra por estar em área não alagada e consumidores estarem comprando para repor o que perderam na cheia.

E, para destacar como as doações também movimentaram o comércio, 12,5% dos lojistas que venderam mais disseram que seus clientes estavam comprando itens para entregar nas ações de solidariedade.

Já seis em cada 10 lojistas sentiram que suas vendas foram prejudicadas pela inundação da Capital. Sobre o que provocou o recuo nos negócios, apontaram, principalmente, diminuição do movimento (35,5%), clientes comprando apenas o necessário (20,3%) e loja ou região afetadas pelo alagamento (25,5%), o que dificultou acesso ou até fechou o estabelecimento.

Os destaques de vendas deste inverno têm sido casacos, botas, meias, edredons e cobertores. Não surpreendem, pois já são produtos tradicionais da estação.

Confiança do comércio caiu no RS

Valor abaixo desta barreira aponta pessimismo. Sobre o futuro, a entidade diz que "a dinâmica da recuperação ainda é uma dúvida". _

Início de operação em Guaíba

São 63 hectares, com área construída de 264 mil metros quadrados. A inauguração oficial será na quinta-feira. A Lebes ocupou o primeiro pavilhão, para o qual levou 450 carretas de mercadorias que estavam em local provisório.

As demais estruturas serão alugadas a outras empresas. A ideia é ter também atacarejo, posto de gasolina, restaurante, hotel e heliponto. _

Empreendedor gaúcho fica em 3º lugar em concurso mundial

O protótipo está sendo testado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e negociado para uso por clínicas e hospitais. Precisará ainda de certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que inicie a venda, prevista para 2025.

Natã está em busca de visibilidade e recursos. Teve este objetivo a participação no concurso, para o qual o estudante foi convidado pela comunidade de empreendedores Entrepreneurs? Organization. Representantes da Ásia ficaram com os dois primeiros lugares.

- Alguns investidores vieram falar comigo. Nosso foco está em patrocínios, concursos e editais do governo, porque o custo do produto é muito alto - diz.

A LimbX foi criada em 2023, após Natã ver um vídeo nas redes sociais de uma prótese que não funcionava:

- Pensei que poderia aprimorar. Chamei um colega e acabamos nos apaixonando pela ideia. Desde criança, queria ser um inventor. _

GIANE GUERRA

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