quinta-feira, 9 de maio de 2024



08 DE MAIO DE 2024
INFORME ESPECIAL

O bom exemplo que vem do surfe

Eles mandaram bem demais. Um grupo de 10 surfistas de ondas grandes - incluindo Lucas Chumbo (no detalhe), campeão do desafio de Nazaré, em Portugal - está desde segunda-feira em Porto Alegre ajudando nos resgates de vítimas da enchente no Guaíba e dando o exemplo.

Os atletas vieram de carro do centro do país, liderados por Pedro Scooby. Na bagagem, trouxeram jet skys e 15 filtros portáteis de água. Eles caíram na água com as motos aquáticas e socorreram pessoas em Eldorado do Sul.

Nas redes sociais, Chumbo ainda fez um apelo para que os seguidores ajudassem o Rio Grande do Sul e criou uma ação em Saquarema, no Rio de Janeiro, onde nasceu, para arrecadar doações para as vítimas da tragédia. A publicação no Instagram recebeu mais de 645 mil curtidas. Ontem, Chumbo também sobrevoou a região atingida, outra forma de mobilizar os fãs.

SOS do asilo

O Asilo Padre Cacique, referência no cuidado de idosos em Porto Alegre, está em situação crítica. Até ontem, faltava um gerador de energia. Além disso, os estoques de água e alimentos estavam no fim, pois o prédio ficou ilhado.

Uma área próxima ao local, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva (onde era o circo) virou ponto de recebimento de donativos. Dali até o asilo, o Exército faz o transporte dos itens (faltam carne, ovos, água, frutas e verduras). Outra forma de ajudar é fazendo um Pix para 92.978.139/0001-22 (CNPJ). Se você tiver um gerador, leve lá.

Um lagoão

Reconhece o local ao lado? Não parece, mas é o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, também chamado de Harmonia. É lá onde, todos os anos, é construído o famoso Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. Com 17 hectares, o lugar virou uma imensa lagoa desde que a catástrofe climática se abateu sobre o Estado.

O tamanho do estrago, segundo a empresa GAM3 Parks, responsável pela gestão do espaço, ainda não pôde ser contabilizado, porque a área segue submersa e intransitável. Há pontos onde a água chega a passar da cintura.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário: