sábado, 10 de junho de 2023


PROMESSA FEITA E CUMPRIDA

Parque Maurício Sirotsky Sobrinho será o palco de Ludmilla e seu projeto Numanice neste domingo, a partir das 14h

Quando se apresentou no Planeta Atlântida 2023, em fevereiro, Ludmilla deu sua palavra: neste ano, traria o Numanice, seu megaevento de pagode, para o Estado. Em entrevista a RBS TV, a artista detalhou a cobrança que vinha recebendo dos fãs gaúchos e prometeu que atenderia aos pedidos ainda no início do segundo semestre. Cumpriu. Neste domingo, a partir das 14h, realiza a estreia do Numanice em Porto Alegre, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

Os ingressos para todos os setores estavam esgotados até as 12h da última quartafeira, quando um lote extra foi disponibilizado para atender a demanda de quem não havia conseguido comprar suas entradas. A abertura das vendas, em 27 de abril, causou fila e instabilidade na plataforma Sympla. É só uma provinha do fenômeno.

Entender o que a vinda do projeto representa para os fãs pode ser difícil para quem não acompanha a trajetória da cantora, mas não é exagero dizer que este será "o evento da vida" para parte do público. É o caso da operadora de telemarketing Paola Braz, 18 anos, de São Leopoldo.

Para a fã do tipo que escreve cartas, vai ao aeroporto esperar a ídola e administra páginas na internet dedicadas a Ludmilla, participar de um Numanice é ver de perto a força que ela e outros aficionados pela cantora têm. Isso porque o Numanice nada mais é do que um fruto do incentivo do público para que a artista explorasse mais fortemente sua veia pagodeira, até então demonstrada em colaborações pontuais.

Em 2019, quando concorreu ao título de cantora do ano no Prêmio Multishow, Ludmilla propôs uma troca aos fãs: caso votassem a ponto de torná-la campeã, ela lançaria um EP cantando pagodes de própria autoria. Eles acataram.

- A gente (fãs) tinha grupos de WhatsApp para organizar os mutirões de votação. Passávamos dias e noites votando para ela ganhar. E ela ganhou - lembra Paola.

Com os fãs cumprindo a parte deles, Ludmilla cumpriu a parte dela. De forma despretensiosa, nasceu o Numanice. E cresceu a ponto de virar dois álbuns, dois DVDs e, por último, um megaevento que já passou por diferentes capitais país, arrastando multidões em todas elas, e é aguardado ansiosamente pelos fãs das cidades ainda não contempladas - como era o caso de Porto Alegre.

Paola, porém, ficou tranquila quando a cantora garantiu a vinda do projeto para a Capital. Ludmilla não brincaria com a expectativa dos fãs, pois tem muito respeito e carinho por todos, ela garante. Com fundamento: Paola só assistiu ao show no Planeta porque a artista, após ler uma carta na qual a fã relatava estar desempregada e sem condições de ir ao festival para vê-la, deu a ela dois ingressos.

Surpresas

A maior parte do evento é preenchida pelo repertório dos álbuns Numanice 1 e 2 e por clássicos do pagode interpretados por Ludmilla, mas há ainda um momento dedicado ao funk, gênero responsável por projetar a cantora ao estrelato. Nesta parte, entra a DJ Ludbrisa, alterego da artista responsável por comandar o pancadão.

E ela nunca é a única presença ilustre. Já virou tradição no Numanice a participação de outros artistas, sempre de surpresa, sem divulgação prévia de quais serão os convidados da edição. É algo que aumenta ainda mais a expectativa de fãs como a influenciadora e extensionista de cílios Silvia Rosa, 35 anos.

- Minha principal curiosidade é sobre quem ela trará, porque maravilhoso e incrível já sei que vai ser. Vejo que os comentários sobre as edições em outras cidades são sempre muito positivos - comenta a fã. - Eu gostaria de ver a Lud cantando com a Iza, pois elas são minhas duas artistas preferidas. Acho difícil, porque vi que a Iza está viajando, mas a esperança é a última a que morre, né (risos).

Silvia também relata estar com alta expectativa pelos looks do público no evento. É o Met Gala de Porto Alegre, brinca a influenciadora digital (@sillrosa).

- Todas as blogueiras estão enlouquecidas - conta. - Estou esperando para bater o martelo do meu look porque não sei como vai estar o tempo. Parece que vai estar frio, então tem que ser algo quentinho, confortável e apocalíptico (risos).

No fim das contas, é como a artista canta em Amor Difícil, uma da canções que faz parte do repertório do show: "O comentário é fod* / É Ludmilla na cidade". E ponto. 

CAMILA BENGO 

Nenhum comentário: