19 DE JUNHO DE 2023
TEMPO NO RS
Procura por tripulantes segue em SC
Após o resgate bem sucedido de cinco tripulantes que desapareceram no naufrágio de um barco pesqueiro no litoral de Santa Catarina, a Marinha do Brasil intensificou a busca por outros três desaparecidos ontem. De acordo com o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Sílvio Luís dos Santos, o relato dos sobreviventes resgatados dá conta de que os outros tripulantes teriam um bote e colete salva-vidas quando desapareceram no mar.
O barco BP Safadi Seif levava oito pessoas quando afundou, no início da noite de sexta-feira, a 130km de Garopaba, na costa sul catarinense. Conforme Santos, a expectativa é de que os desaparecidos sejam encontrados com vida.
- Temos conhecimento de que existia uma balsa e um bote com coletes no barco, então há esperança de que tenham conseguido acesso ao bote - disse.
Identificados como Djalma dos Santos, Domingos Pereira do Rosário, Luiz Carlos Messias da Silva, Mário Gomes Soares e Zoel Teixeira de Barros, os cinco tripulantes encontrados no sábado tinham apenas ferimentos leves.
Alerta
Segundo o oficial da Marinha, o barco naufragou após enfrentar condições adversas no mar. Quando o naufrágio ocorreu, a região estava sob influência do ciclone extratropical que atingiu com mais força o Rio Grande do Sul, mas que teve efeitos também em Santa Catarina.
- A informação que temos é de que pegaram ondas bastante altas e ventos muito fortes, em condições não ideais para navegação no mar. Não sabemos efetivamente o que ocorreu para a embarcação naufragar - disse.
De acordo com ele, na noite anterior foi emitido alerta geral sobre as condições climáticas.
- Um dia antes já se sabia que haveria um ciclone com deriva para o mar, passando pela costa catarinense - comentou.
Ele destacou que as causas do naufrágio serão apuradas em inquérito aberto pela Capitania dos Portos de Santa Catarina.
As buscas foram iniciadas ainda na noite de sexta. Conforme o vice-almirante, uma nova aeronave foi enviada pela Força Aérea Brasileira para reforçar as buscas, que estão concentradas na região próxima ao local do acidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário