23 DE JUNHO DE 2023
GRÊMIO
VITÓRIA E PANOS QUENTES
com grande atuação de suárez, tricolor bate o américa-mg e retorna ao g-4. após o jogo, direção negou que uruguaio tenha pedido aposentadoria
O cenário que se encaminhava para uma possível despedida de Luis Suarez terminou como um alento de que o uruguaio ainda poderá ser o diferencial em muitos momentos do Grêmio nesta temporada. Com uma dedicação exemplar, o Pistolero mais uma vez superou a quase insuportável artrose no joelho direito e fez, na vitória por 3 a 1 diante do América-MG, tudo aquilo que os torcedores gremistas esperam dele. Perseguindo o gol desde o início, ele parou duas vezes na trave, mas depois conseguiu balançar as redes. Antes, já tinha dado o passe final para Bitello empatar o jogo e iniciar a virada do placar.
Com o 3 a 1 de virada, o Grêmio chegou aos 20 pontos e retornou ao G-4 do Brasileirão, a sete pontos do líder Botafogo.
Em entrevista coletiva, o vice de futebol Paulo Caleffi optou por refutar qualquer hipótese de o centroavante deixar a Arena neste momento.
O uruguaio sinalizou aos dirigentes do Grêmio uma ideia de aposentadoria. Conforme Caleffi, entretanto, o diálogo não ocorreu.
- Se clube e jogador entenderem que existe motivo para rescisão, isso será pactuado. Posso assegurar de que essa notícia de que o Suárez buscou a diretoria do Grêmio para indicar que estava se aposentando não existiu - disse o dirigente gremista, que complementou:
- Ele não é mais um menino e carrega questões do atleta de alta performance. O atleta de alta performance sente dor. Ele não chegou para nós e disse que gostaria de parar por isso. O Grêmio não pode se basear por aquilo que é dito pela mídia.
Com o claro objetivo de colocar panos quentes no assunto, o dirigente afirmou que a cena em que o vídeo que presidente Alberto Guerra definiu como "grave" a condição foi descontextualizada.
- O vídeo é um recorte, não sabemos o contexto. Em nenhum momento ele se refere especificamente ao Suárez - comentou.
Renato Portaluppi optou por um outro caminho. Sem entrar no mérito sobre o futuro de Suárez:
- Ele é fominha. Não quer ficar fora do treino, seja físico ou técnico. Podem ficar tranquilo, vou me acertando com ele. É fácil lidar com jogador assim. Os craques, os acima da média, dão trabalho para os adversários.
Jogo
Suárez está acostumado a ser o centro das atenções. É assim desde sua chegada em Porto Alegre, quando foi anunciado para quase 40 mil pessoas na Arena como jogador do Grêmio até o fim de 2024. Mas a noite de ontem teve um elemento novo nessa relação com o uruguaio de 36 anos. Foi o primeiro jogo desde que foi tornado público a manifestação feita para a direção do clube do seu desejo de se aposentar por conta das dores em seu joelho direito. Uma noite de compromisso, companheirismo, atitude e gols. Exatamente o que ele prometeu na primeira vez que esteve na Arena, em sua apresentação.
Posicionado ao lado dos companheiros, antes da execução do hino nacional, fez o tradicional gesto dos três dedos em riste em direção aos camarotes da Arena. Uma homenagem para a esposa Sofia, a filha Delfina e os filhos Benjamin e Lautaro. São em momentos sutis que se percebe que algo incomoda Suárez em campo. O que era discreto, fica exposto por conta de um adversário. Aos 19 minutos, uma trombada com Lucas Kal o levou ao chão. Urrando de dor, levou a mão ao joelho direito. O aplauso da torcida quando ele se ergueu serviu de motivação.
Após cruzamento, acertou a trave. Mais chocado do que dolorido, lamentou dentro da goleira a chance perdida. Quando Avelar acertou e marcou o gol de cabeça, ergueu os braços para cobrar os companheiros. Depois, deu passe para Bitello cruzar. A tentativa que virou gol com a grande colaboração de Matheus Cavichioli. O gol foi de Bitello, mas os companheiros cercaram a Suárez e o abraçaram.
A postura mais ofensiva do time no segundo tempo o deixou ainda mais solto em campo. Como se fosse um meia, lançou Reinaldo. O cruzamento do lateral encontrou Villasanti e saiu a virada.
A fome de gol o mantém ligado na partida. E ele encontra sua recompensa. Após marcar o seu gol em chute de perna esquerda, em uma infiltração rápida nas costas dos marcadores, o uruguaio correu em direção a bandeirinha e gira o dedo em frente ao rosto. Como se dissesse que é loucura ainda ser alvo de dúvidas sobre sua aposentadoria.
MARCO SOUZA PEDRO PETRUCCI
Nenhum comentário:
Postar um comentário