06 DE JULHO DE 2019
ECONOMIA
Busca por capacitação pode ajudar na volta ao mercado
Analistas indicam que a procura por qualificação pode auxiliar quem deseja retornar ao mercado de trabalho, em setores como a indústria. Algumas entidades oferecem cursos diversos, pagos ou gratuitos. Entre elas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Estado (Senai-RS).
Diretor regional do Senai-RS, Carlos Artur Trein afirma que, além de conhecimentos técnicos, empresas cobram cada vez mais de seus funcionários o domínio de competências comportamentais, como aptidão para trabalhar em grupo e busca por soluções de problemas de maneira criativa.
- Adquirir novas competências é necessidade constante - comenta o diretor.
Para eventuais interessados, Trein sugere a consulta ao site da entidade (www.senairs.org.br).
A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) também oferece cursos gratuitos que costumam durar de 30 a 50 horas. Mais informações sobre as atividades podem ser consultadas no site da entidade (www.fgtas.rs.gov.br).
FECHAMENTOS DE UNIDADES
Empresas de diferentes segmentos fecharam unidades no Estado, recentemente, provocando demissões nos últimos meses. Relembre alguns dos casos.
Nestlé
A companhia fechou, na segunda-feira, posto de recebimento de leite em Palmeira das Missões, no noroeste do Estado. A decisão provocou 18 demissões.
Duratex
A dona da marca de louças sanitárias Deca também confirmou, na segunda-feira, o fechamento de unidade no Rio Grande do Sul, localizada em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A fábrica empregava 480 pessoas. A empresa não informou o número exato de demissões, porque parte dos funcionários poderá ser transferida para outras operações.
Pirelli
A empresa irá transferir, de Gravataí para Campinas (SP), a produção de pneus de motocicletas em 2021. O anúncio ocorreu no último mês de maio. À época, a companhia gerava 900 empregos diretos na Região Metropolitana.
Kimberly-Clark
A multinacional anunciou, em fevereiro passado, o fechamento de fábrica em Eldorado do Sul. Cerca de 260 funcionários atuavam no local. De origem americana, a Kimberly-Clark desenvolve itens de higiene pessoal, como guardanapos, fraldas e absorventes femininos.
Quaker
A multinacional PepsiCo, dona da marca de produtos de aveia, confirmou em maio deste ano o fechamento de sua fábrica em Porto Alegre, que funcionava desde a década de 1950. O término das atividades da Quaker resultou na demissão de 180 empregados.
Bottero
A fabricante de calçados fechou, em julho de 2018, quatro unidades produtivas em Nova Petrópolis, Osório, Parobé e Santo Antônio da Patrulha. O fim das atividades causou 630 demissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário