quarta-feira, 3 de julho de 2019



03 DE JULHO DE 2019
ALMANAQUE GAÚCHO

Em defesa dos servidores da Justiça

Há 75 anos, em 1º de julho de 1944, no Clube Comercial de Santa Maria, nascia a Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ). Em uma assembleia geral, que contou com a presença de 65 integrantes, foi criada a entidade, que hoje soma mais de 9,5 mil membros, entre sócios efetivos e sócios adidos.

Pioneira na representação classista dos servidores do Poder Judiciário, a associação teve como primeiro presidente João Carvalho Macedo. Inicialmente, ganhou o nome de Associação dos Serventuários da Justiça. Na década de 1960, a associação fundou sua sede administrativa no Centro Histórico de Porto Alegre, onde, até hoje, exerce suas atividades.

Ao longo de sua história, a ASJ teve 14 presidentes. O atual foi eleito em 1986. São 33 anos de história construídos sob a presidência de Paulo Sebastião Gonçalves Olympio. Entre os momentos mais marcantes dessa trajetória, estão a criação do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindijus), em 1988, e a primeira greve geral dos servidores da Justiça, que mobilizou cerca de 4,5 mil pessoas, entre os dias 11 de abril e 30 de maio de 1987.

Em defesa da categoria, a ASJ integrou outra luta importante: a consagração da autonomia administrativa e financeira do Poder Judiciário na Constituição Brasileira de 1988 e na Constituição Estadual de 1989.

O pioneirismo sempre foi a marca da ASJ, seja na fundação da representação classista dos servidores da Justiça, nas lutas em prol da categoria ou no relacionamento com outras instituições e com os três Poderes constituídos.

CÁPSULA DO TEMPO

Ao celebrar seu centenário no último domingo, a comunidade da Paróquia São Pedro, no bairro Floresta, na Capital, deixou marcado um novo encontro para quando completar 150 anos.

Nos festejos do dia 30 de junho de 2069, será aberta a cápsula do tempo que foi depositada em uma das paredes da igreja por dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano, e pelo pároco, padre Luciano Massulo. Na cápsula, foram guardadas fotos dos grupos, movimentos e pastorais da paróquia, além de exemplares de jornais que circulam em Porto Alegre.

CORREÇÃO

Quem digitalizou o documentário da Escola de Aviação da Varig foi Claudio Scherer, e não Paulo Scherer como foi publicado no Almanaque Gaúcho na superedição do fim de semana passado.

Há 30 anos...

Segunda-feira, 3 de julho de 1989

O salário mínimo de julho pode ficar em 150 cruzados novos, devido ao reajuste pela inflação de junho, que deve fechar em 24,83%, de acordo com o IBGE. Essa é a primeira correção pelo IPC mensal, da nova lei salarial aprovada mês passado pelo Congresso.

Há 40 anos....

Terça-feira, 3 de julho de 1979

O Ministério de Minas e Energia deve adotar uma política de racionamento e propor um corte de 10% na oferta de óleo combustível e 5% na de diesel. Empresários do ramo de transportes preveem transtornos em centros urbanos.

Há 50 anos...

Quinta-feira, 3 de julho de 1969

O ministro de Minas e Energia, Dias Leite, declarou que o Brasil caminha para a autossuficiência em petróleo. No entanto, a atual política sobre o produto descarta o monopólio da produção, solução que o governo acredita que terá aceitação da opinião pública.

RICARDO CHAVES

Nenhum comentário: