segunda-feira, 5 de março de 2018


05 DE MARÇO DE 2018
ARTIGOS

QUANDO AS CRIANÇAS SABEM MAIS DO QUE OS PAIS


Talvez a estatística mais dramática produzida pela pesquisa seja de que 93% dos pais disseram acreditar que a escola faz um bom trabalho ensinando matemática para os filhos. Ora, como pode a escola estar fazendo um bom trabalho quando 61% das crianças do 5º ano no nosso país não aprendem o adequado em matemática, percentual que chega a 86% no final do 9º ano do Ensino Fundamental? Para não falar dos 87% de nossos alunos que fazem o teste internacional Pisa e que não sabem o suficiente para exercer sua cidadania. Temos escolas subfinanciadas, com professores desvalorizados e uma sociedade que não lhes dá condições de trabalho. Como podem fazer um bom trabalho?

O pior é que 20% dos pais entrevistados não sabiam nem mesmo o nome da professora de seus filhos, mesmo percentual dos que não foram capazes de citar o nome de um único amigo deles. Ainda mais grave é que 33% dos pais não têm ideia do que seu filho está estudando de matemática na escola.

Por outro lado, 90% das crianças disseram que precisam aprender matemática para ter uma boa profissão no futuro. Infelizmente, 30% relataram que seus pais não gostam de matemática. Deveria doer em todos que têm algum interesse na educação em nosso país que 72% das crianças expressaram o desejo de ter mais ajuda para aprender matemática.

Assim, enquanto as crianças pedem ajuda, seus pais acham que tudo vai muito bem. Os pais, que deveriam ser capazes de enfrentar os problemas, preferem ignorar a gravidade da situação do ensino do nosso país. Será que não se dão conta de que disso depende não apenas o futuro de seus filhos, mas deles mesmos?

Deputada federal (PSDB-RS) e ex-governadora dep.yedacrusius@camara.leg.br -YEDA CRUSIUS

Nenhum comentário: