segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018


26 DE FEVEREIRO DE 2018
CÍNTIA MOSCOVICH

POVO SEM VIRTUDE


Foi o jornalista Roger Lerina quem, na semana passada, levantou certeiramente, e ainda uma outra vez, essa lebre tantas vezes levantada: a expressão artística de Porto Alegre está encolhendo - o Teatro de Câmara Túlio Piva e a Usina do Gasômetro estão fechados, o Teatro do IPE está atirado às traças, a Fundação Iberê Camargo abre apenas dois dias na semana, o Teatro Novo DC, que era administrado pela companhia fundada pelo saudoso diretor Ronald Rahde, não teve seu aluguel renovado. Um caos.

Sem se furtar a creditar parte dessa miséria à crise, embora reconheça que os problemas que atingem cada uma dessas instituições têm origem distinta, Lerina faz uma observação diante da qual nenhum de nós, porto- alegrenses ou gaúchos, podemos ficar insensíveis: mais do que ocorre em outras capitais, nossa reação é de apatia absoluta.

Fosse no Recife, no Rio ou em São Paulo, a população estaria protestando ferozmente às portas das autoridades - e não se quer dizer que "eles" são melhores do que "nós". Nós é que aprendemos com o gado uma imobilidade pacatíssima - e isso quem diz é o Roger, mas também sou eu.

Ao mesmo tempo, o projeto da Sala Sinfônica da Ospa, que seria construída no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, foi abandonado, optando-se pela agora chamada Casa da Música, que consiste na reciclagem do auditório do Centro Administrativo para transformá-lo numa sala de concertos - algo que custará cerca de oito vezes menos e que, imagina-se, terá proporcionalmente menos qualidade. 

Seguindo a mesma toada do mudo-calado, não ouvi ninguém discutir nadica de nada, como se a Ospa não fosse um dos nossos orgulhos e como se a casa para nossa orquestra-cigana fosse um detalhezinho qualquer. Li duas matérias aqui em Zero Hora e continuo me perguntando: como assim transformar um auditório em sala de concertos?

A conclamação é a mesma de sempre, vamos pensar nisso, entender por que tudo o que se relaciona com arte e cultura é desdenhado, rejeitado e passado a plano inferior. Povo que não tem virtude etc.

cintiamoscovich@gmail.com - CÍNTIA MOSCOVICH

Nenhum comentário: