quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018



22 DE FEVEREIRO DE 2018
TECNOLOGIA

Flechada certeira

GAME DE ARCO E FLECHA desenvolvido por empresa da Capital disputa prêmio de melhor da América Latina com projetos de outros sete países. Resultado sai no sábado

Os jogos desenvolvidos pela Rockhead Games para aparelhos móveis já não cabem nos celulares e tablets para os quais foram desenvolvidos. Criados a partir do universo Starlit Adventures, espécie de mundo imaginário, com identidade, personagens e cenários próprios, os jogos da pequena empresa instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre, vêm dando saltos gigantescos.

Geograficamente, os games free to play (do inglês, "gratuito para jogar") da Rockhead atravessaram o planeta e invadiram a China, que atualmente responde por cerca de metade dos seus fãs - o aplicativo mais recente, também chamado Starlit Adventures, já ultrapassou os 10 milhões de downloads. No campo midiático, os jogos não só aparecem nas telas dos mobile gadgets, mas também ilustram HQs, estão disponíveis na Apple TV - um tipo de Netflix voltado a usuários de aparelhos da empresa fundada por Steve Jobs - e, em breve, ganharão versão para o console Playstation 4 (PS4).

Pensa que acabou? O melhor talvez esteja por vir. No próximo sábado, o Archery Club, mais novo jogo - baseado no clássico arco e flecha - do universo Starlit Adventures, poderá ser escolhido um dos três melhores games desenvolvidos em 2017 por estúdios independentes - leia-se, de pequeno porte - do continente. Um dos 15 finalistas do Festival de Indie Games do Google Play América Latina, o app pode conquistar ainda mais visibilidade, a partir da divulgação mundial nas plataformas da Google. Os ganhadores serão anunciados na sede brasileira da multinacional americana, em São Paulo.

- Já me sinto um vencedor - comenta Christian Lykawka, um dos fundadores da empresa, imediatamente assessorado pelo produtor Rodrigo Scharnberg.

- Todo dia, entram 600 jogos diferentes na loja de aplicativos do Google. Por ano, são 219 mil. E nós estamos entre os 15 melhores - orgulha-se Scharnberg, antes de interromper a entrevista para ler um e-mail da Sony, gigante japonesa da área de mídia e entretenimento, confirmando a parceria para o lançamento do Starlit Adventures para o PS4, um dos principais consoles da atualidade, ao lado do Xbox One, da Microsoft.

marcelo.monteiro@zerohora.com.br - MARCELO MONTEIRO

Nenhum comentário: