23 DE FEVEREIRO DE 2018
ECONOMIA
Lucro do BB cresce 54,2% em 2017 e chega a R$ 11,1 bilhões
QUEDA NA PROVISÃO de recursos contra calote melhora desempenho
O Banco do Brasil (BB) viu seu lucro líquido ajustado - que exclui efeitos de receitas e despesas extraordinários - crescer 54,2% no ano passado, para R$ 11,1 bilhões, com redução da provisão contra calotes de clientes e aumento das receitas com prestação de serviços. O banco, o maior do país em ativos, informou ontem que seu ganho líquido cresceu 82,5% no quarto trimestre, para R$ 3,188 bilhões.
Paulo Caffarelli, presidente do BB, atribuiu o bom desempenho à contenção de despesas e melhora do cenário de inadimplência no país, que possibilitou que a instituição cortasse as provisões mantidas contra devedores. Em 2017, as reservas contra inadimplência caíram 19,9% na comparação com o ano anterior, para R$ 25,3 bilhões. Em um ano, a redução foi de quase R$ 6,3 bilhões.
A decisão de diminuir a provisão ocorreu mesmo com leve alta da inadimplência no banco na comparação anual. O BB encerrou 2017 com índice de atrasos acima de 90 dias em 3,74% - um ano antes, estava em 3,29%. Mas a trajetória é de queda, considerando o pico de 4,11% no segundo trimestre do ano.
O resultado do banco foi ajudado pelo crescimento de 9% das receitas com prestação de serviço, para R$ 25,9 bilhões. O faturamento com conta corrente cresceu 11,7% na base anual, enquanto a com administração de fundos, 26,5%.
PLANO PARA TRANSAÇÕES POR MEIO DE REDES SOCIAIS
A instituição enxugou despesas no ano passado. As administrativas caíram 3,1%, para R$ 31,8 bilhões. As com pessoal recuaram 6,2%, para R$ 18,98 bilhões, com diminuição no quadro de funcionários (-1.461). O retorno sobre patrimônio líquido cresceu de 8,7% para 12,3%.
- Não estamos satisfeitos com a rentabilidade. Nosso grande objetivo é reduzir o gap (diferença) que temos hoje com os outros competidores - disse Caffarelli.
A instituição também informou que os clientes poderão, em breve, fazer transações bancárias diretamente pelo Messenger, aplicativo de mensagens instantâneas do Facebook, sem precisar usar o serviço de internet banking ou o aplicativo do banco. A troca de informações nas interações é criptografada de ponta a ponta.
A ferramenta será iniciada com projeto-piloto com cerca de mil clientes e um grupo de funcionários do banco. Inicialmente, estão disponíveis consulta de extrato da conta corrente e informações sobre cartão de crédito como fatura, solicitação de segunda via e liberação de uso. Em seguida, consultas de saldo e extrato da poupança, assim como o de fundos de investimento.
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