domingo, 29 de outubro de 2023

Iniciam as obras de duplicação do segundo trecho da BR-386

Estrada da Produção fica entre Soledade e Fontoura Xavier
Estrada da Produção fica entre Soledade e Fontoura Xavier
FABIANO PANIZZI/CCR VS/DIVULGAÇÃO/JC
Eduardo Torres, especial para o JC
As máquinas entraram na pista da BR-386, em Soledade, nesta quinta-feira, para dar início ao segundo trecho a ser duplicado da chamada Estrada da Produção, que liga o Norte do Estado à Região Metropolitana. O trecho de 27,3 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier, a ser executado pela concessionária CCR ViaSul, teve a liberação para execução das obras por parte do governo federal na quarta-feira.
Serão investidos R$ 350 milhões no trecho até fevereiro de 2025. A perspectiva, de acordo com a diretora de investimentos da CCR ViaSul, Thaís Caroline Borges, é conseguir, se o tempo ajudar, até o começo de 2024 _ quando a rodovia registra o maior fluxo, com a safra da soja, ter até 20% da obra executada.
"Nesta quinta já iniciamos, a partir de Soledade, as ações de supressão da vegetação, mas nessa obra, pelo grande desafio de engenharia que representa a geografia desse trecho da rodovia, com o relevo bastante desafiador, dividimos o trabalho em três frentes que vão funcionar concomitantes em muitos momentos. Então, poderemos ter, em alguns momentos a terraplanagem ou a drenagem acontecendo e já estamos, por exemplo, com o canteiro montado para moldar as peças das obras de arte, que são os viadutos, pontes e passarelas previstos no projeto", explica a diretora.
Ao longo da obra, serão mobilizados pelo menos 800 trabalhadores na pista. A duplicação representará mais um desafogo para uma rodovia que registra até 10 mil veículos por dia.
"O maior desafio para nós é a operação da rodovia durante as obras. Porque ela contempla cidades importantes e um fluxo que é importante para todo o País, pelo transporte da safra. Como estaremos em início de obras neste verão, haverá, sim transtorno ao motorista, com desvios por pistas laterais à rodovia. Pedimos sempre muita atenção aos usuários para as sinalizações que estarão presentes no trecho. A segurança durante a obra e após, com a rodovia duplicada, são a nossa prioridade", aponta a engenheira.
Além da duplicação das pistas, o projeto prevê um viaduto, duas novas pontes e três novas passarelas ao longo dos 27,3 quilômetros.
Este será o segundo trecho da BR-386 a ser duplicado. O primeiro, com 21 quilômetros, entre Lajeado e Marques de Souza, no Vale do Taquari, tinha previsão de entrega pela concessionária neste mês. No entanto, as chuvas atrasaram todo o cronograma.
"Para se ter uma ideia, nos últimos 30 dias, só conseguimos trabalhar na pista entre Lajeado e Marques de Souza em dois dias. Em 30 anos de engenharia de rodovias, eu nunca tinha vivenciado uma situação como essa no Rio Grande do Sul neste ano. Todos os dias, a minha rotina começa olhando a previsão do tempo no Estado", conta a diretora.
As obras estão com mais de 90% concluídas. A perspectiva, aponta Thaís, é de que ao menos nestes 21 quilômetros os motoristas tenham pistas duplicadas já liberadas ainda no verão.
O início da Operação Verão também é projetado pela CCR ViaSul como o limite para liberação das pistas da BR-290 (Freeway), que têm obras simultâneas desde agosto deste ano para obras em três pontes e quatro viadutos.
De acordo com Thaís Borges, a empresa adotou os cronogramas de obras concomitantes ao longo do trecho justamente para garantir a capacidade plena da rodovia para o verão, a partir de dezembro.
Assim como o segundo trecho de duplicação da BR-386, de 27,3 quilômetros entre Soledade e Fontoura Xavier, inicia antes do final do primeiro trecho, de 21 quilômetros entre Lajeado e Marques de Souza, a perspectiva é de que em fevereiro de 2024 já seja possível dar início ao terceiro trecho a ser duplicado, com 31 quilômetros entre Soledade e Tio Hugo.

O último trecho previsto para ser duplicado até 2030, será de 55 quilômetros entre Fontoura Xavier e Marques de Souza, quando a CCR ViaSul deverá entregar 165 quilômetros duplicados entre Lajeado e Carazinho. Ao todo, a partir de Canoas, a rodovia terá 225,2 quilômetros duplicados até o 18º ano de concessão. 

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