quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Pasquale Cipro Neto

'Tudo vale(u) a pena...'

Valeu a pena? Depende. Qual é o tamanho da alma dos que participaram do esquema do mensalão?
O mensalão e os mensaleiros ainda dão e por muito tempo darão o que falar. A última grande "reflexão" de um dos envolvidos no esquema foi disparada por Roberto Jefferson, que, na última segunda-feira, em seu blog, afirmou que "tudo valeu a pena".

Não sei se para proferir essa frase o ex-deputado se inspirou num dos versos do monumental poema "Mar Português", do grande Fernando Pessoa. Lá vão as duas primeiras estrofes da obra-prima: "Ó mar salgado, quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal! / Por te cruzarmos, quantas mães choraram, / Quantos filhos em vão rezaram! / Quantas noivas ficaram por casar / Para que fosses nosso, ó mar! / Valeu a pena? Tudo vale a pena / Se a alma não é pequena".

O leitor certamente sabe que Portugal já comandou um vasto império, cujos tentáculos chegaram aqui e a diversos cantos do planeta. Certamente sabe também da fama e da coragem dos navegadores portugueses, que, entre glórias e fracassos, geraram, na visão de Pessoa, um copioso derramamento de lágrimas, as quais salgaram boa parte do mar, do mar português, do mar de Pessoa.

O profundo questionamento do poeta, ao qual ele mesmo responde ("Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena."), não deixa de conter uma certa dose de ingenuidade e/ou ufanismo ("Para que fosses nosso, ó mar!"). Descontextualizado, o pensamento em si é mais do que nobre, é nobilíssimo.

E a reflexão de Roberto Jefferson? Anda pelo mesmo caminho da de Pessoa? Ai, ai, ai... Poder-se-ia comparar a sanha da coroa portuguesa e dos seus navegadores pelos descobrimentos, pela posse de terras, pelo desbravamento dos mares, pelo poder, enfim, com a sanha dos que idealizaram, dos que mandaram realizar, dos que chefiaram, executaram etc. o mensalão? Tire você mesmo a conclusão, caro leitor.

As "semelhanças" entre o que estão provando os mensaleiros já condenados e seus parentes e as vicissitudes dos navegadores portugueses e respectivos familiares são deveras interessantes. Na internet não faltam fotos e frases de gente que, no caso dos mensaleiros, exerce papel semelhante ao que exercem no poema de Fernando Pessoa as mães que choraram, os filhos que rezaram em vão, as noivas que ficaram por casar...

Valeu a pena? Depende. Qual é o tamanho da alma dos que participaram do mensalão? Ou o mensalão nunca existiu e não passa de uma invenção da imprensa e de madalenas de matizes diversos?

Talvez os dois versos finais do poema "Mar Português" nos ajudem a refletir melhor sobre isso: "Deus ao mar o perigo e o abismo deu, / Mas nele é que espelhou o céu". Parece que Deus deu também ao mar dos mensaleiros o perigo e o abismo, mas esses onipotentes nem sequer se lembraram de olhar para o céu... É isso.


inculta@uol.com.br

Nenhum comentário: