quinta-feira, 21 de novembro de 2013


21 de novembro de 2013 | N° 17621
PAULO SANT’ANA

Presas de vampiros

Idiotamente, noto que as minhas unhas crescem, assim como crescem meus cabelos.

Ainda idiotamente, imagino que os dentes cresçam, mesmo os dentes de leite.

Temos então que as unhas, os cabelos e os dentes crescem.

Falo isso porque a unha do meu hálux (dedão do pé), ao crescer, por vezes encrava.

E, como se sabe, as unhas normalmente devem crescer sobre a pele. Quando elas porventura cresçam e se desviem para aprofundarem-se na carne, encravam.

E, quando encravam, as unhas doem.

E, para desencravar-se uma unha, recorre-se a um profissional que é denominado de podólogo.

Penso que o crescimento dos cabelos e dentes deva ser acompanhado pelos cabeleireiros e pelos dentistas.

Dentes brancos são de cor normal. Nunca vi qualquer dente de outra cor natural, os chamados dentes de ouro são encapados com a cor dourada.

Já os cabelos, quando embranquecem e ficam da cor da prata, denotam envelhecimento.

Meus cabelos brancos, por exemplo, são beijos de serenata que a lua mandou pra mim.

Os meus cabelos grisalhos, também, por exemplo, são pingos brancos de orvalho num tinteiro de nanquim.

Ocorre-me estranhamente que os defuntos não veem seus cabelos, suas unhas e seus dentes crescerem. Ou seja, tudo para quando sobrevém a morte.

Se, depois de morrer, em alguém continuam crescendo os cabelos ou as unhas, então é porque algo fenomenal está acontecendo, chamem depressa um anatomista para ver o que ocorre.

Houve apenas um caso de crescimento das unhas de um defunto, parece-me que em Glasgow, Escócia, em 1818: o cadáver foi examinado diuturnamente e verificou-se que suas unhas dos pés e das mãos cresciam dois centímetros por dia. Até hoje ninguém solucionou aquele impressionante mistério.

Outro mistério aconteceu em Londres, em 1641: um homem idoso, ao morrer, teve seus cabelos brancos imediatamente transformados para a cor preta, o que deixou seus sobreviventes perplexos: não era para menos, o homem acabara de remoçar depois de morto.


E, quanto a crescimento de dentes, é preciso destacar que, no caso dos vampiros, alguns de seus dentes crescem desmesuradamente e viram presas, exatamente as que sugam sangue de suas vítimas.

Nenhum comentário: