MERCADO DE TRABALHO
Desemprego no país recua para menor taxa trimestral desde 2012
Mercado de trabalho
Desocupação entre julho e setembro fica em 6,4%. IBGE aponta contínua expansão dos contingentes de trabalhadores em diversas atividades
A população desocupada (número de pessoas que não estavam trabalhando e procuravam por uma ocupação) diminuiu para 7 milhões. Conforme o IBGE, desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015, este é o menor contingente. Na visão da coordenadora de Pesquisas Domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy, a trajetória de queda da desocupação resulta da contínua expansão dos contingentes de trabalhadores que estão sendo demandados por diversas atividades econômicas.
O número de trabalhadores do país registrou novo recorde da Pnad Contínua ao subir para 103 milhões. O crescimento da população ocupada avançou 1,2% no trimestre, ou mais 1,2 milhão de trabalhadores. Na comparação anual, subiu 3,2% - o percentual é equivalente a mais 3,2 milhões de pessoas ocupadas.
Indústria e comércio
Outro recorde foi na população ocupada no comércio, que atingiu 19,6 milhões de pessoas. Segundo Beringuy, o terceiro trimestre aponta para retenção ou aumento de ocupados na maioria dos grupamentos de atividades.
- Em particular, a indústria registrou aumento do emprego com carteira assinada. Já no comércio, embora a carteira assinada também tenha sido incrementada, o crescimento predominante foi por meio do emprego sem carteira - informou.
No trimestre terminado em agosto, o rendimento médio real das pessoas ocupadas ficou em R$ 3.227. O valor, conforme o IBGE, não mostrou "variação estatisticamente significativa frente ao trimestre móvel anterior".
Setores privado e público
Ao atingir 53,3 milhões, o número de empregados do setor privado registrou novo recorde da série. O número de empregados com carteira de trabalho assinada chegou a 39 milhões, e o sem carteira de trabalho alcançou 14,3 milhões. E com o total de 12,8 milhões, a quantidade de empregados do setor público também bateu recorde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário