informe especial
Cresce número de países da América do Sul liderados pela esquerda. A eleição de Yamandú Orsi, novo presidente do Uruguai, amplia o número de países da América do Sul comandados por líderes de esquerda. A partir de 2025, serão oito, ante quatro líderes de direita.
Os de direita são: Javier Milei, na Argentina; Santiago Peña, no Paraguai; Dina Boluarte, no Peru; e Daniel Noboa, no Equador.
Já na ala dos países ligados à esquerda estão: o presidente Lula, no Brasil; Yamandú Orsi, no Uruguai, Gabriel Boric, no Chile; Luis Arce, na Bolívia; Gustavo Petro, na Colômbia; Irfaan Ali, na Guiana; Chan Santokhi, no Suriname; e Nicolás Maduro, na Venezuela.
Diferentes tipos
Para o professor Relações Internacionais da ESPM de São Paulo Roberto Uebel, há um fortalecimento da esquerda nas américas do Sul e Latina, mas, nas palavras dele, "até a segunda página".
- Há três tipos de esquerda hoje governando na América Latina: uma esquerda progressista, como no Chile, como no Uruguai agora, o México com a Claudia Sheinbaum. Tem uma centro-esquerda mais tradicional, como no Brasil com Lula, na Colômbia com Gustavo Petro. E tem essa esquerda radical autoritária, como na Venezuela, de Maduro, de Daniel Ortega na Nicarágua. Então, são esquerdas diferentes - afirmou à coluna.
Conforme Uebel, o fortalecimento dos líderes se concentra na "esquerda mais progressista":
- Uma esquerda mais pés no chão, que olha para as questões sociais, mas não ignora as questões econômicas do século 21, que é justamente a proposta do Yamandú no Uruguai, do Boric no Chile e da Sheinbaum no México.
Para o professor, há um novo cenário no horizonte no espectro político do continente:
- A direita talvez esteja entrando num outro ciclo aqui na América Latina, mas não podemos ignorar que essa esquerda não é igual em cada país, cada um tem as suas peculiaridades. _
Jorge Gerdau lança amanhã o livro "A Busca"
Amanhã, Jorge Gerdau, um dos maiores líderes do setor industrial no Brasil, lançará o livro A Busca - Os aprendizados de uma jornada de inquietações e realizações (Editora Citadel).
Ao longo de 174 páginas, a obra não pode ser definida como uma autobiografia. Pode ser lida assim, obviamente, afinal ali está boa parte da vida, das definições filosóficas e propósitos de um dos grandes empresários brasileiros.
Mas é muito mais: pode ser um manual para um empreendedor iniciante, um convite à reflexão sobre o mundo corporativo, a liberdade e a sociedade atual, ou simplesmente uma dose de inspiração.
Suas palavras, antes de tudo, são um bálsamo para dias tão conturbados. Quem espera, por trás do texto, encontrar uma mente racional, objetiva e estratégica, vai se surpreender: Gerdau começa o livro falando de gratidão, e o encerra referindo-se ao amor.
Ao final, ele seleciona 23 palavras que o definem. A coluna escolheu sete e seus significados, nas palavras do próprio autor.
1 RESPEITO
O respeito se expressa nas menores e maiores coisas: na família, na relação com colegas de trabalho, com os meus concorrentes, no trânsito e até mesmo com os adversários mais ferrenhos.
2 EXCELÊNCIA
É uma profunda motivação para buscar o que há de melhor, mas não pode ser alcançada sem uma noção de equilíbrio e sustentabilidade. Ela é que nos move.
3 FUTURO
É impossível enxergar o que está na frente sem olhar para trás e buscar, nas raízes e nas origens, a base sólida que dá segurança para a caminhada.
4 HUMILDADE
Quem se acha gênio ou superior perde a capacidade de aprender.
5 PESSOAS
O ser humano sempre foi e sempre será o centro de tudo. Não de forma egoísta, mas trabalhando pela compreensão de que felicidade e bem-estar têm dimensões individuais e coletivas, inseparáveis e necessárias para o desenvolvimento social e econômico.
6 SUSTENTABILIDADE
Buscar o resultado hoje sem comprometer o amanhã. (...) Ao mover uma peça, todas se movimentam. Mas, se uma estiver trancada, nada se mexe.
7 AMOR
O amor é, acima de tudo, o que se faz a partir dele. Sem amor não se chega lá. É a chave de ouro para todas as palavras definidas anteriormente. _
Serviço
O quê
Lançamento do livro A Busca - Os aprendizados de uma jornada de inquietações e realizações (Citadel Grupo Editorial)
Quando
Amanhã, das 17h30min às 21h
Onde
Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2.000, Porto Alegre)
Nenhum comentário:
Postar um comentário